Boa gestão dos tributos é diferencial no mercado

Não é novidade para ninguém: a carga tributária brasileira é uma das mais burocráticas e envolve a compreensão de  uma legislação complexa. Nesse contexto, a boa gestão dos tributos pode ser um diferencial competitivo, representando até mesmo a continuidade dos negócios. É uma questão de sobrevivência no mercado empresarial, por isso o planejamento faz toda a diferença no controle das operações e possível ascensão da empresa. 

Esse tipo de gestão atua, basicamente, sobre o departamento de impostos de um determinado negócio. Os administradores sabem a importância do enxugamento da estrutura organizacional, da diminuição de despesas e do estabelecimento de boas técnicas administrativas, principalmente em tempos de crise, para que se possa dar continuidade às atividades desenvolvidas. O modelo tributário é complexo e somente isso não tem sido suficiente na garantia de que a empresa possa crescer em contextos de crise financeira. No Brasil, existem dezenas de tributos, incluindo taxas, impostos federais, contribuições de melhoria, empréstimos, royalties etc. Com o planejamento tributário, a empresa consegue reduzir custos e ganhar competitividade.

Quando uma organização consegue aplicar uma gestão eficiente de tributos, garante menos dispêndio de recursos com tributos, que podem servir em investimentos. O planejamento deve ser realizado a partir da observação detalhada da realidade financeira e local do negócio, pois cada empresa tem suas especificidades. Assim, a relação custo/benefício exige uma avaliação criteriosa. O enquadramento no regime tributário adequado requer simulações em cada modalidade. Se houver erro, o empresário é obrigado a pagar tributos desnecessários.