Monte uma Controladoria com 4 passos

Poucos empreendedores se contentam com a atual situação do negócio: querem sempre crescer e expandir suas atividades. Às vezes, é preciso aumentar a equipe ou ajustar o faturamento. Talvez mudar de sede ou investir em novos canais para adquirir clientes. Esse processo de constante mudança e evolução é saudável. Justamente por isso, é preciso falar sobre a Controladoria. 

Atualmente, a terceirização das atividades de Controladoria está em alta, como planejamento e orçamento. Mesmo considerando as vantagens, às vezes é preciso montar uma controladoria interna, que será responsável por organizar a gestão empresarial e econômica através do planejamento orçamentário, do controle contábil e da geração de relatórios. A área tem o papel de assegurar que sejam executadas as estratégias operacionais e táticas da empresa. A Controladoria utiliza conceitos da administração e contabilidade com o objetivo de auxiliar a organização a estruturar ações e a tomada correta de decisões, analisando relatórios e indicadores de desempenho. 

Avalie se é necessário ter um setor de Controladoria. Pergunte-se: a contabilidade dá conta de todo o trabalho? Há casos em que a contabilidade passa a desenvolver papel de Controladoria e, quando isso ocorrer, atente, pois esse é um bom momento para criar uma área interna. Veja se já existem colaboradores dedicados à função. O crescimento da empresa também exige mudanças, a fim de que se controle melhor o desempenho da organização. A Controladoria auxilia não só os sócios, mas as áreas de Marketing e Vendas, medindo se as ações estão dando resultados exatos. 

4 passos para montar um time de Controladoria interna

1- Tenha um objetivo claro para a área

Entenda o porquê de a área existir. Qual será o objetivo? Saber o que a área executará torna mais fácil cobrar por resultados, alinhar expectativas e estruturá-la do zero. As funções devem estar em conformidade com os objetivos estratégicos e a visão a longo prazo da empresa.

2. Defina o time ideal

Quem serão os integrantes? Defina um organograma de funções com os membros que você deseja na equipe. É preciso ter um controller, analista de contabilidade e administrativo? Decida o que é melhor à sua empresa e à área que deseja montar. Defina as responsabilidades e expectativas dos colaboradores para cada função. 

3. Crie a estrutura organizacional da Controladoria 

A estrutura organizacional está em constante mudança. A Controladoria empresarial pode atuar dentro do financeiro, ser um braço direito dos sócios ou uma área independente. Por isso, ao criá-la, determine qual sua posição na organização e quais são todas as funções que a compõe.

4. Escolha quais ferramentas e relatórios serão utilizados

Essas definições não são fáceis. Comece essa etapa quando houver ao menos uma pessoa contratada para a função. Assim, você recebe ajuda de uma pessoa especializada. Entenda quais ferramentas se aplicam à sua empresa. 

Mesmo sendo um processo longo e por vezes complicado, a Controladoria é fundamental para quem deseja crescer de forma saudável e produtiva. Nós auxiliamos nesta gestão, entre em contato conosco e aprimore seu desempenho!