Entenda o papel da proteção patrimonial

Você sabia que 73% das atividades empresariais, no Brasil, são conduzidas por empresas familiares? Esses são os dados de um levantamento feito pela Exame PME e que evidencia a importância de discutirmos o papel da sucessão familiar, pois a falta de organização compromete a continuidade do empreendimento. 

São comuns os casos de falta de planejamento societário e preparo dos herdeiros para que assumam as funções administrativas, podendo ocorrer conflitos e discussões ao longo do processo. Contudo, há várias soluções para esses casos. As Holdings - empresas que investem o próprio patrimônio em ações e quotas de outras sociedades, a fim de participar no capital social de outras empresas - são uma opção. As soluções variam conforme as particularidades operacionais, tributárias e societárias, levando-se em consideração a atuação dos profissionais para identificar se uma holding seria vantajosa ou não. 

Caso a alternativa de Holding seja benéfica ao empreendimento, deverá ser aplicada, visto que será um ótimo mecanismo de planejamento e proteção patrimonial, oferecendo, inclusive, um crescimento significativo à empresa e um melhor controle nos investimentos. A Holding familiar também é relevante na partilha de bens entre parentes e pessoas em união estável, tornando os familiares sócios da Holding em vez de sócios da empresa operacional.

Além disso, para que se coloque em prática esse planejamento, é preciso estruturar societariamente a holding. Recomenda-se, por isso, a realização de acordo de acionistas entre os sócios, regulamentando questões como o direito do voto, administração e entrada e saída de membros. Assim, conflitos e desentendimentos serão menos frequentes, já que as diretrizes adotadas pela empresa partirão da decisão de votação envolvendo a unidade jurídica, evitando-se que problemas pessoais entre os envolvidos e familiares sejam um risco à continuidade. 

Não esqueça de consultar um advogado especializado para realizar a sucessão patrimonial. Busque uma equipe qualificada e capaz de oferecer assistência com alto padrão de qualidade e capaz de apresentar as melhores opções a seu empreendimento.