Valuation para avaliar o real valor de sua empresa

Você já ouviu falar em Valuation? Nada mais é do que a avaliação econômica e financeira da empresa. Os momentos econômicos vivenciados pela organização exigem análise para que sejam tomadas as ações corretas. 

Por isso, é prudente que o gestor tenha as informações do quanto valem suas operações ou quanto vale a sua empresa, caso decida, por exemplo, vendê-la. Esse posicionamento valoriza o investimento, buscando sempre a mais valia. Assim, possibilita um direcionamento estratégico sobre o que melhorar, de que forma efetivar ações de correções e adaptações relacionadas a de quem e como cobrar posicionamentos que destaquem a empresa no merca. 

Muitas pessoas entendem que avaliar a situação de caixa é primordial, mas essa situação pode estar alavancada em um empréstimo ou troca de recebíveis, ou seja, uma gestão financeira não saudável para o momento e o negócio. 

O ideal é que o desempenho do negócio seja avaliado durante um período de tempo que permita a confrontação de dados de controle gerenciais com os dados societários, avaliando o nível absoluto de crescimento de faturamento e lucros, além do capital investido em itens fundamentais. O faturamento e os lucros estão associados ao comportamento da empresa no mercado, como a competitividade e a gestão de custos e despesas operacionais. A estratégia comercial e de marketing tem uma importante função para apontar os custos e as despesas. O planejamento tributário das atividades é outro aspecto que deve ser considerado, pois seu uso exige um certo tempo de realização para se obter o retorno. 

Independente de haver uma avaliação financeira do negócio pelo valor contábil, o essencial é que os dados tenham qualidade, com registros que servem de base para a correta valuation. Estudar o mercado de atuação também é fundamental, estudando qual será a estratégia da empresa para enfrentar as possíveis variáveis. Para o investidor ou gestor atual, essa análise dará segurança de que tudo está sob controle, sinalizando as correções que devem ser feitas para trazer o valor justo ao investimento.