M&A - Fusões e Aquisições: o que são essas operações?

Todo empreendedor espera o crescimento de seu negócio, aumentando o alcance e a lucratividade. Pequenas e grandes empresas podem se beneficiar com uma transação de M&A  - Mergers and Acquisitions (Fusões e Aquisições) -  para acelerar esse objetivo.

A expansão não é apenas um sonho, mas uma necessidade. A dinamicidade e a alta competitividade exigem que as empresas aperfeiçoem seus serviços, inovando nas estratégias e buscando incessantemente novos mercados. As transações de M&A, nesse sentido, são capazes de mudar todos os rumos da empresa. Isso porque influenciam no conjunto das operações societárias envolvidas em compra e venda de participações em sociedades, fusões, cisões e incorporações.

 

As fusões e aquisições são uma realidade do mundo empresarial. No Brasil, tornaram-se mais frequentes após a diminuição de barreiras para entrada de capital estrangeiro, além do aumento da participação do país no mercado global. Portanto, é um assunto que não era discutido até pouco tempo atrás,. Tanto em pequenas e grandes empresas, o crescimento da competitividade torna as transações de M&A uma solução possível para o desenvolvimento das organizações. Imagine a seguinte situação: uma pequena ou média empresa pode adquirir outra para aumentar sua participação no mercado de determinado segmento. Da mesma forma, duas grandes empresas podem se fundir e criar um mercado de capital ainda maior.

 

Os processos de compra e venda são minuciosos e complexos, pois envolvem grandes quantidades de dinheiro, além de mudanças estratégicas e organizacionais na vida da empresa e do empreendedor. Acompanhe nosso próximo post para descobrir o passo a passo. Porém, aconselhamos a contratação de um especialista para simplificar toda a negociação, garantindo o sucesso da operação e menor envolvimento de tempo e custos. Entre em contato com nossa equipe e solucione com inteligência e praticidade.