Gestão de crise para enfrentar novo coronavírus

Já passam de 2 mil os casos confirmados pelo novo coronavírus. A pandemia impactará significativamente a economia das empresas, podendo ser até mesmo um empecilho para a continuidade do negócio. Mais do que nunca, a gestão de crises pode ser a solução. 

 

A prioridade é garantir a segurança e saúde dos colaboradores. A quarentena voluntária foi recomendada para impedir que o vírus se prolifere, contaminando ainda mais pessoas. Grande parte das empresas optou pelo home office, que exige a reorganização imediata do quadro, a fim de que se evitem danos maiores no futuro. Uma crise como a do Covid-19 exige uma equipe dedicada exclusivamente ao gerenciamento da crise. A função desse setor é de garantir a coesão interna entre as equipes, garantindo que os planos serão executados corretamente. 

 

Dados confiáveis são aliados para enfrentar a crise e a resposta dada a ela. O plano de combate a este período deve descrever como as informações fluirão. Informações sólidas exploram diferentes cenários, com conclusões sólidas de como podem afetar os negócios no curto, médio e longo prazo. Há três figuras fundamentais no gerenciamento de crises:

  • Equipe de comunicação: responsáveis por elaborar e transmitir as mensagens da organização interna e externamente.

  • Equipe jurídica e regulatória: entendem as exposições e riscos da organização, aconselhando sobre as ações apropriadas.

  • Equipes de resposta operacional: lidam essencialmente com todo o resto, estabelecendo os fatos que os outros dois grupos devem saber para realizar suas atividades.

A coordenação dessas equipes nem sempre é fácil; porém, faz-se necessária. Assim, é possível abordar com eficácia o público-alvo e dos colaboradores. Revigore suas regras de viagem, férias e demais políticas de RH. Acima de tudo, sua estratégia deve incorporar uma compreensão de todos os públicos que devem ser alcançados. Preste atenção em dois pontos:

 

  • Informaçõe financeiras: modo como as empresas se planejam em cenários de incerteza e como respondem aos acontecimentos. Isso costuma ser observado pelos mercados financeiros.

  • Clientes: as empresas com exposição direta à pandemia estão atualizando os clientes sobre atrasos e ajustando as alocações dos clientes, a fim de otimizar lucros sobre as receitas de curto prazo ou para cumprir os termos contratuais. 

 

Tenha uma relação de ampla transparência, pois isso traz união durante a crise. Avalie o que acontece hoje e o que pode acontecer amanhã, pois isso pode envolver a alocação de recursos que serão liberados das pressões diárias. A perspectiva resultante mais ampla e de longo prazo pode ajudar a empresa a sair da crise mais forte e sustentável. O momento é de executar cenários para criar um plano independente e que seja adequado aos negócios.