Prorrogação do vencimento de dívidas durante a pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus, as maiores instituições bancárias do país - como Caixa Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander - irão prorrogar, por 60 dias, o vencimento das dívidas de clientes de pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

 

Essa medida contempla os contratos que estão em dia e, ainda, limitados aos valores que já foram utilizados, exceto cheque especial e cartão de crédito. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febram), as instituições já vêm discutindo metas para amenizar as consequências negativas da crise sanitária para o emprego e a renda, entendendo que se trata de um momento delicado, mas transitório. 

 

A medida possibilita que empresas e famílias com capacidade financeira, bem como transações de crédito regulares e adimplentes em curso, recebam ajustes em seus fluxos de caixa e, ainda, dispensa que as instituições bancárias elevem o posicionamento no caso de reajustar operações do crédito que sejam realizadas nos próximos seis meses. 

 

Quem deseja se beneficiar da medida deve contatar as instituições para verificar as condições, já que podem ser diferentes conforme o banco. O contato deve ser feito preferencialmente por canais digitais, disponíveis ao público para evitar a propagação da Covid-19.