Dicas para organizar as finanças na pandemia

Nos últimos dois meses, a vida mudou. Com a pandemia da Covid-19, novas dinâmicas foram colocadas em práticas para controlar a crise sanitária e econômica. Entre as medidas, houve o adiamento do vencimento de vários tributos, como o Imposto de Renda, a redução da jornada e salário e o home office. 

Confira nossa análise sobre as principais alternativas e se são benéficas à sua empresa!

 

1. Analise seu fluxo de caixa e encontre ralos financeiros: impostos retidos de forma indevida, taxas, juros e cestas bancárias, compras mal planejadas e despesas sem finalidade de retorno são exemplos de gastos que comprometem o fluxo de caixa. Por isso, verifique cuidadosamente cada transação realizada e separe as vantagens e desvantagens de cada uma. Reveja todas as operações diárias, estabelecendo limites de pagamento a cada segmento.

 

2. Reveja o regime fiscal. Entenda a operação da empresa e elabore planos estratégicos fiscais que possam recuperar tributos e sejam compatíveis com as reais necessidades organizacionais. Simule possibilidades de contornar gastos fiscais. Some medidas e alternativas fiscais da Covid-19. Há grande chance de você estar pagando mais do que o necessário. Defina, também, metas de curto e longo prazo. Saber onde se quer chegar é essencial. 

3. Invista em talentos. Tenha por perto quem quer crescer e acredita no seu negócio. Não tenha medo de tirar da equipe pessoas improdutivas e que só cumprem horários. 

 

4. Inove na forma de trabalhar. Muitas empresas passaram a adotar o trabalho remoto e a compreender que o escritório físico não é uma exigência para que as atividades ocorram. Exija resultados em vez de horários. 

 

 

Quais dicas sua empresa tem colocado em prática? É hora de questionar e analisar todo o planejamento para sair da crise com poucos prejuízos.