Você sabe o que é o laudo de Alocação do Preço de Compra?

Empresas que atuam com o regime de tributação do Lucro Real precisam emitir uma série de informações ao realizar uma transação de negócios. Elas são compiladas no laudo de Alocação do Preço de Compra (PPA) e vamos explicar como funcionam a seguir.

Primeiro, é importante entender o que é a alocação do preço de compra: seu principal objetivo é determinar o valor dos ativos e passivos da empresa adquirida, além de analisar a diferença entre o valor justo de um ativo e seu valor contábil (mais e menos-valia). Produzir esse laudo permite estimar o valor justo dos ativos e passivos adquiridos, tanto os tangíveis como intangíveis, tais como carteira de clientes, contratos, imóveis, máquinas e equipamentos. Por isso, é extremamente relevante em movimentos societários como aquisições e fusões.

 

Em uma combinação de negócios que está para ocorrer, avaliam-se os valores justos dos ativos e passivos, tangíveis e intangíveis. A diferença entre o custo da aquisição do negócio e o valor justo dos ativos e passivos identificados quando adquiridos é chamada de ágio por rentabilidade futura (goodwill). Esse valor tem uma vida útil indeterminada, portanto, não pode ser amortizado. A empresa adquirente tem a obrigação de testar os ativos de acordo com o CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos - por periodicidade anual. 

 

A alocação do preço de compra é comumente realizada em processos de associação empresarial, em que um adquirente obtém o controle de uma ou mais empresas. Todas as combinações de negócios consideradas no CPC 15 (R1) devem ser avaliadas através das seguintes etapas: 

 

Identificação do adquirente;

Determinação da data de aquisição;

Reconhecimento e mensuração dos ativos identificáveis adquiridos, dos passivos assumidos e das participações societárias de não controladores na adquirida;

Reconhecimento e mensuração do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) ou do ganho proveniente de compra vantajosa.

 

Após aplicar o Método de Aquisição, é possível emitir o laudo de alocação de preço de compra. Se você precisar de ajuda nesta tarefa, consulte nossa equipe!