Como realizar a gestão patrimonial nas empresas?

Perguntas difíceis exigem respostas complexas. No caso da gestão patrimonial, todas as empresas precisam colocá-la em prática, caso visem ao sucesso. A redução de custos e a racionalização das operações, por exemplo, são possíveis quando há controle dos ativos de forma eficaz, afetando consideravelmente o resultado das organizações. 

 

Mas afinal, o que significa gestão patrimonial? Basicamente, é o processo de controlar custos e acompanhar o patrimônio da empresa, analisando quantidade e qualidade. Com essas informações, os investimentos podem ser feitos a partir das necessidades reais. Chegar ao controle adequado do bens e seus valores exige dedicação e pode ser complicado. Na primeira etapa, realiza-se o inventário de bens, em que são listados todos os ativos imobilizados da organização - bens necessários na manutenção das atividades empresariais de forma tangível, como as máquinas utilizadas. Nesta fase, ocorre também o emplaquetamento dos ativos, o registro fotográfico, a descrição completa e a identificação de onde o bem está localizado.

 

Ao longo do tempo, são adquiridos e descartados alguns bens, por isso essa etapa deve ser feita com periodicidade. Na segunda etapa, avaliam-se os ativos, identificando o custo de reposição e o valor útil e residual (o que se espera receber após a vida útil). Depois, atribui-se o valor da vida útil econômica,da vida remanescente e da transcorrida. Com todas essas informações, pode-se fazer a conciliação físico contábil, em que se comparam os dados que constam nas bases contábeis com os obtidos no inventário físico. 

 

Assim, podem ser detectados os bens contabilizados sem a existência física, assim como bens existentes sem o registro contábil, gerando três relatórios: bens conciliados, sobras contábeis e sobras físicas. Após todas essas etapas, costuma ser aplicado o Teste de Impairment (teste de recuperabilidade dos ativos).

 

Os ativos são essenciais para que haja o aproveitamento máximo e ideal das operações. A organização tem inúmeros ganhos ao controlar seus ativos, desde a aquisição até o instante em que são descartados. O controle patrimonial eficiente pode transformar o rumo de uma empresa.