Gestão de tributos: diferencial competitivo para as empresas

Quem precisa gerenciar o próprio negócio, sabe: a carga tributária brasileira é complexa e se caracteriza pela burocracia. A gestão correta dos aspectos tributários é um diferencial competitivo, importante na manutenção das atividades. 

Gerenciar os aspectos tributários exige planejamento e controle das operações. Os empresários sabem da importância de enxugar a estrutura organizacional, bem como conter gastos e despesas. Isso só é possível com boas técnicas administrativas, especialmente em momentos de crise. Em meio a um modelo tributário pesado, pode ser difícil se organizar para garantir o crescimento da empresa. Existem dezenas de tributos em nossa legislação, incluindo taxas, impostos federais, estaduais e municipais, contribuições de melhoria, empréstimos e royalties. 

É nessas situações que a gestão tributária é capaz de criar as condições necessárias para a expansão dos negócios, pois o correto planejamento consegue reduzir custos, que poderão ser realocados em investimentos que promovam o crescimento das empresas. Siga sempre a realidade financeira e local do seu negócio: seguir um modelo pronto nem sempre é a solução, principalmente se fosse for uma pequena empresa e se basear na estratégia de um grande negócio.

 

Leve sempre em consideração a relação custo benefício: não existe mágica para a gestão tributária, mas alternativas legais. Analise qual o melhor regime tributário para a sua empresa (temos algumas dicas aqui), pois isso faz toda a diferença na hora de evitar o pagamento de tributos desnecessários.