Auditoria externa para garantir TRANSPARÊNCIA

A transparência é fundamental no mundo dos negócios, contribuindo para garantir credibilidade e influenciar positivamente na prospecção de novos clientes. A auditoria externa exerce um papel fundamental nessa missão: é com ela que ocorre qualificação das informações internas e externas. 

 

Assim, a auditoria externa valida os dados de uma organização, avaliando a solidez financeira, patrimônio e demais aspectos associados a informações importantes aos investidores, sócios e acionistas. Consiste no estudo sistemático das transações realizadas e das demonstrações contábeis consequentes. Na prática, é extremamente valiosa na governança corporativa, pois ajuda a diretoria a gerenciar e planejar as próximas estratégias. 

 

Acionistas e investidores das empresas de capital aberto precisam sempre verificar a veracidade das informações prestadas pelos responsáveis administrativos. A Lei n° 6.404/1976 faz parte da legislação que obriga estas organizações a serem auditadas para garantir informações aos investidores. Empresas de capital aberto com receita bruta acima de 240 milhões ou empresas com ativos superiores a 300 milhões estão inclusas nessa legislação. 

 

Pequenas e médias empresas não podem deixar essa função de lado, já que a auditoria aponta informações essenciais e que ajudam a adaptar a rotina administrativa à realidade do negócio. Os números são mostrados com embasamento, o que garante também validação no mercado e aos potenciais parceiros. Além disso, podem optar por um Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras, especialmente se tiverem interesse em financiamento. 

 

Os trabalhos de auditoria externa são efetuados a partir das normas de auditoria vigentes, levando em conta os normativos emanados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Banco Central do Brasil (BACEN) e demais órgãos reguladores do mercado. O auditor objetiva formar sua opinião em relação às demonstrações contábeis, proporcionando maior segurança para realização de investimentos, empréstimos e concessões de crédito. 

 

A auditoria tem demonstrado uma função social essencial para o amadurecimento do ambiente de negócios, assegurando credibilidade nas demonstrações contábeis ao atestar que foram realizadas conforme as práticas contábeis aplicáveis à entidade. Dessa forma, evidenciam que há representação adequada da situação patrimonial e financeira da empresa, ajudando a organizar o mercado e contribuindo no aumento da transparência e confiança.