Planejamento tributário para REDUZIR gastos

Nosso país é um turbilhão de mudanças quando falamos no pagamento de tributos. A carga é elevada, por isso o planejamento entra em cena para ajudar com estratégias capazes de reduzir esses gastos, dividindo-se em dois tipos.

 

O primeiro é o estratégico, que realiza um planejamento a longo prazo, geralmente 5 a 10 anos. Nele, são definidas a visão, missão e os valores da empresa, além dos objetivos visados. É criado pelo proprietário, presidentes e diretoria, estabelecendo os rumos da empresa. Após ser realizado, o profissional especialista em transações corporativas e avaliação de empresas precisa analisá-lo, verificando o melhor enquadramento tributário, o ramo do negócio, possíveis filiais e demais aspectos. O segundo é o operacional, voltado ao setor fiscal da organização, incluindo questões como escrituração das operações e pagamento de impostos.

 

 O principal objetivo é reduzir custos com tributos por meio de uma gestão eficiente, o que é possível com a escolha do melhor quadro tributário, avaliando-se o histórico financeiro, a expectativa de faturamento e a localização da empresa. Há diversos programas de incentivos relacionados aos impostos trabalhistas que possibilitam redução de alíquotas. A contribuição do SAT (Seguro de Acidente de Trabalho) e o FAT (Fator Acidentário de Prevenção) são dois programas de incentivo que podem ser benéficos à sua empresa. 

 

Também existem formas legais de a organização poster o pagamento de impostos, medida que ajuda a reduzir o custo com pagamento de multas ou até mesmo juros de empréstimos e cheque especial, quando o capital de giro estiver baixo. Com a economia gerada, a empresa consegue alocar esses recursos para melhorias na empresa, ganhando competitividade.

 

Dicas para fazer o planejamento tributário

Nosso primeiro conselho é contratar especialistas no assunto, que atuem com ética, conhecimento e responsabilidade. Depois, reúna a equipe e alinhe os objetivos ao criar o planejamento tributário e se ele irá operar de forma estratégica, operacional ou ambas. 

 

Cada um deverá sair com suas metas e prazos definidos, assim não há perda de tempo com retrabalhos e atrasos. Faça sempre reuniões periódicas com a equipe para acompanhar o trabalho. Informe aos demais setores da empresa sobre as ações conduzidas, a fim de garantir transparência. Será essencial que todos conheçam bem a organização, detalhando-se o histórico financeiro, as demonstrações contábeis, o processo administrativo e operacional para o profissional que o ajudará a conquistar seus objetivos.

 

Cuidado com os erros mais comuns:

  • Não saber o que é planejamento tributário, seus benefícios e suas complexidades;

  • Não contratar um profissional capacitado para auxiliar;

  • Falta de compreensão sobre a legislação tributária vigente;

  • Não monitorar e atualizar o planejamento.

 

Que tal transformar sua organização com estratégia e eficiência? Converse conosco e vamos pensar juntos!