Qual a importância de determinar o valor de uma empresa?

Determinar quanto vale uma empresa é muito importante para definir investimentos no futuro e prospectar novos objetivos. Um dos cálculos mais utilizados é o Ebitda, primordial a gestores, diretores, empresários e investidores, independente do contexto socioeconômico. 

 

Primeiro, é fundamental entender conceitos como a técnica dos múltiplos, diretamente relacionada ao crescimento a longo prazo de uma empresa. Os múltiplos contemplam as métricas de avaliação do valor de uma organização, estabelecendo associação entre preço e lucro de determinada ação. O cálculo fornece, assim, informações sobre quão lucrativo o negócio é no mercado. Nessa métrica, é possível avaliar tanto o lucro passado quanto o projetado (principal fator em termos de análise para quem compra ações). 

 

Os múltiplos favorecem o entendimento sobre o retorno dos investimentos, ou seja, a viabilidade de valorização do capital investido. Outras questões de Valuation da empresa envolve a base contábil e empresarial, em que o patrimônio líquido é levantado. A escolha do melhor cálculo de valor irá depender da situação específica da organização.

 

No caso dos múltiplos, avalia-se quanto a empresa vale conforme o número que indica seu faturamento/lucro. Tudo isso é feito a partir de uma comparação e avaliação prévia, servindo como um indicador financeiro para evidenciar o resultado de caixa operacional. É necessário comparar o valor de mercado de empresas do mesmo segmento, a fim de entender se essa avaliação contempla um múltiplo considerado abaixo ou não. 

 

Para exemplificar, pense em um cenário de ações mais baratas. Isso pode ser um indicativo de valorização no futuro, algo relacionado diretamente com maior chance de lucro, certo? Por outro lado, índices baixos também requerem cautela e até mesmo reestruturação, já que pode haver falhas de gestão e impactos nos resultados. Já em ações caras, é essencial lembrar que é preciso equilibrar ânimos para não exagerar nas negociações.

 

Tudo o que mencionamos acima está relacionado ao DRE, a Demonstração do Resultado do Exercício. Trata-se de um relatório previsto em lei, que detalha as operações financeiras realizadas por uma corporação durante um período específico. A DRE detalha o que é relativo a receitas, aos gastos e custos, bem como as despesas em questão. Assim, indica o resultado líquido do negócio, apontando desempenho, seja lucrativo ou não. 

 

A Ebtida, por sua vez, mostra como está a realidade financeira da empresa. Já com o Ebit, é possível compreender o lucro operacional, ambos fundamentais para o Valuation. Com eles, sabe-se qual a capacidade produtiva sem interferência de outros pontos. As avaliações da saúde financeira devem ser sempre amplas e completas, analisando-se todo o contexto. É essencial ter uma consciência maior na avaliação da saúde financeira de sua empresa, com técnicas que resultam no correto valor, atraindo novos investimentos e ampliando negócios.