Aumente os lucros da sua empresa com a contabilidade patrimonial

A contabilidade patrimonial faz parte da gestão financeira de uma empresa, independente do seu porte. Estamos falando dos bens e dos direitos da organização, incluindo suas obrigações e dívidas. Essa análise leva em consideração ganhos, valores, impostos, gastos e débitos, visando à demonstração de dados realistas e concretos. 

 

Realizar todo esse processo é muito importante para uma boa saúde financeira, reunindo relatórios e documentos que agrupam informações valiosas, incluindo balanço patrimonial e declarações de fluxo de caixa. É um estudo detalhado de ativos e passivos da organização, considerando as movimentações financeiras, os bens, investimentos e responsabilidades da empresa. O que se busca com a contabilidade patrimonial é um equilíbrio, para que “as contas fechem”. Nesse sentido, entra o balanço patrimonial, demonstrativo contábil que indica a harmonia entre ativos e passivos, atualizando sobre a situação atual da gestão, o valor dos bens e as obrigações necessárias. 

 

A realidade muda constantemente, assim como o mercado, por isso a contabilidade patrimonial deve ser feita com periodicidade regular. Quando falamos em ativos, entram questões como os móveis, equipamentos e maquinários, imóveis, dinheiro em caixa, terrenos, mercadorias e faturas a receber. Os passivos, por sua vez, são encargos, dívidas, impostos, salários, fornecedores e as contas em geral a serem pagas. Contemplando tudo isso, ainda há o fluxo de caixa: para entendê-lo, pense em entradas e saídas, ou seja, tudo o que é movimentado financeiramente. Consideram-se as duas vias de um negócio: o que a empresa gasta e recebe, visando sempre ao equilíbrio.

 

De modo geral, a gestão financeira deve ter clareza sobre todos esses aspectos, a fim de definir as melhores ações a serem tomadas, verificando o que mudou durante os meses. O fluxo de caixa é como um termômetro sobre a saúde financeira empresarial. Toda a empresa deseja crescer, mas sem a contabilidade correta, isso é impossível. Com a contabilidade patrimonial, a organização controla o destino dos bens, prevê a vida útil dos ativos, realiza a gestão de possíveis crises com mais eficiência e traz oportunidades reais de investimento.