Qual a diferença entre a gestão ativa e passiva ao escolher fundos de investimentos?

A administração dos recursos relacionados com fundos de investimento costuma se concentrar em duas modalidades: a gestão ativa e passiva. Vamos explicar a diferença entre elas, vem com a gente!

A gestão ativa procura quais são as melhores alternativas para proporcionar maiores ganhos com base nas expectativas futuras. Já a gestão passiva estabelece uma carteira de investimentos, que é indexada a um indicador de mercado.O mercado tem apontado uma tendência global de crescimento da gestão passiva, em detrimento da gestão ativa, que vem apresentando redução dos recursos administrados desta forma.

Isso está acontecendo porque o risco da gestão ativa é bem maior, e o retorno não tem sido compensatório nessa relação para agentes financeiros. Em contrapartida, a gestão passiva se torna mais atraente, uma vez que o seu custo é expressivamente mais baixo.

Alguns analistas acreditam que este cenário terá como consequência o aumento da cobrança direta pela assessoria financeira, já que vem diminuindo a margem para pagamento de descontos de taxa de administração para remunerar a distribuição de fundos.

 

E você, qual das práticas costuma aplicar? Conte com os profissionais da Consultore para repensar suas estratégias e facilitar todo esse processo.