Mercado de Fusões e Aquisições reaquece na Europa

Segundo o “CMS European M&A Study 2021”, o principal motor dos negócios de fusões e aquisições está na entrada da empresa compradora em novos mercados. Há maior aversão ao risco por parte das organizações: a pandemia alterou as negociações. 

 

Agora, o continente europeu está voltando para um ambiente “mais amigável ao comprador”, devido ao medo de arriscar. Nas fusões e aquisições, há uma tendência neste ano: os liability caps (limites de responsabilidade), que fazem parte do acordo e limitam o valor pelo qual o profissional pode ser processado pelo cliente, em caso de eventual quebra de contrato, aumentaram consideravelmente. Nesse mesmo parâmetro, os prazos de prescrição estão mais longos, com aplicações de cláusulas de limitações monetárias niveladas. 

 

Ainda assim, o grande motor dessas transações se manteve na entrada da empresa compradora em novos mercados (45%), representando uma diminuição de apenas um ponto percentual em comparação ao ano anterior. Por outro lado, perto de um terço (31%) de todos os negócios analisados pela CMS foram ou aquisições de know-how ou transações de acqui-hire. Enquanto isso, apenas 22% dos negócios foram de aquisição de um concorrente. A expectativa é de que a vacinação, aliada à recuperação da “vida habitual” encorajem as empresas e os financiadores a olharem com mais esperança para o futuro.

 

O estudo, que fez uma análise do mercado com base em 408 transações assessoradas internacionalmente, incluiu negócios que foram estruturados com uma venda de ações ou uma venda de ativos, incluindo transações em que o vendedor detinha menos de 100% do capital social da empresa-alvo, desde que isso representasse a participação total do vendedor. Essa análise conta com transações imobiliárias que envolvem a venda ou aquisição de um empreendimento, como um hotel, centro comercial ou empresa comprável. 

 

Não surpreende que o primeiro semestre de 2020 tenha sido difícil aos negociadores, com atrasos e renegociações de termos. Porém, houve forte recuperação no fim do ano, com  muitas empresas adaptando seus processos em meio às incertezas contínuas. Esperamos que, no Brasil, o cenário seja otimista como na Europa. Conte conosco para encontrar estratégias no planejamento do seu negócio.