Por que ter uma auditoria externa?

A auditoria externa independente funciona como um centro de convergência de todos os fatos e informações de diversas áreas de atuação e departamento das empresas, capaz de difundir confiança é proteção aos acionistas, investidores e o mercado. 

A intenção da auditoria externa não é denunciar os erros e apontar culpados, mas numa ação preventiva, orientar e verificar se as  determinações anteriores estão sendo cumpridas a fim de evitar erros, fraudes, desvios ou desmandos administrativos.

Nessas reuniões, o papel do auditor é observar a exatidão e a integridade é a autenticidade de tais demonstrações, registros e documentos, além de expressar uma opinião sobre demonstrações financeiras.  

O profissional identifica problemas nos procedimentos adotados pelo cliente no atendimento, que a todo momento sofre inúmeras modificações cabendo ao auditor sugestão de melhorias para evitar contingências e desembolsos pela falha na apuração de tributos.  Ele busca de melhorias contínuas e soluções de valor para os procedimentos e controles internos dos diversos departamentos.