Sua empresa sabe gerenciar crises?

Mesmo em países desenvolvidos e com estabilidade econômica, há momentos em que as empresas enfrentam crises, tanto por conta de questões internas, como do próprio mercado. O mais importante é estar preparado e saber lidar com a crise.

O conceito de crise, entretanto, pode ir muito além de questões econômicas ou administrativas. Desastres naturais, acidentes de trabalho, problemas fiscais, entre outros, também podem ser considerados como crise, pois ela é qualquer coisa que posa afetar a imagem da empresa.

Sejam crises evitáveis ou não, toda organização deve ter o gerenciamento de crise: uma atividade que tem a intenção de reduzir os impactos, evitar prejuízos e preservar a reputação.
Para isso, periodicamente, a empresa deve analisar possíveis crises no horizonte ou simulações e criar planos de contingência no que compete às questões previsíveis.

Manter as atividades da empresa é o primeiro passo a dar em meio à crise. Assim, os colaboradores que não estiverem focados em resolver o problema, estarão realizando suas funções.

Já ignorar uma adversidade é armar uma bomba-relógio. Seja transparente, faça com que todos recebam a mesma informação para evitar ruídos na comunicação e vá atualizando cada segmento com novos dados em relação à situação de acordo com os contextos específicos.

Se for uma crise que chame a atenção da mídia, defina quem serão os porta-vozes da empresa. Eles precisam saber o que e como falar com a imprensa para evitar que informações truncadas ou a falta delas se transformem em mais um problema.

Após debelar a crise, passe a limpo tudo o que aconteceu, destaque os aprendizados e descubra o que precisa ser feito para evitar que os fatos se repitam.