O Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) é uma metodologia, implementado pelo INSS em 2007, para identificar quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional. Com o NTEP, quando o trabalhador adquire uma enfermidade inteiramente relacionada à atividade profissional, fica qualificado o acidente de trabalho.

Isso significa dizer que quando houver relação estatística entre a doença ou lesão e o setor de atividade econômica do trabalhador, o benefício será concedido automaticamente. Antes, quando sofria um acidente ou contraia uma doença consequentes da atividade desempenhada, o ônus da prova era do empregado. Depois da instituição do NTEP, passou a ser das empresas.

De acordo com o INSS, a indicação de NTEP está embasada em estudos científicos alinhados com os fundamentos da estatística e epidemiologia. Quando foi implantado, o NTEP provocou uma mudança radical no perfil da concessão de auxílios-doença de natureza acidentária: houve um incremento da ordem de 148%. Ainda segundo o INSS, este valor permite considerar a hipótese que havia um mascaramento na notificação de acidentes e doenças do trabalho.