A crise econômica, financeira e política no país não surgiu e nem parece que vai sumir amanhã. Apesar do sentimento de esperança que se evidencia na maioria das pessoas quando um ano começa, o mercado não trabalha de acordo com os feriados, mas com base em números.

Por isso, com base em dados e pesquisas, é possível perceber que a internacionalização dos negócios vem se apresentando como uma boa saída para expandir as atividades com a abertura de filiais ou o início de operações internacionais. A principal justificativa para isso está nos números, claro, pois lá fora a abertura de negócios vem sendo maior do que os fechamentos.

De acordo com dados de uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, de 2015, este movimento de internacionalização já mostrava seu crescimento em 2013 e 2014, quando foi registrado um crescimento de 7% nas relações comerciais com empresas fora do país, diferente do que aconteceu no início da década.

Alimentos, bebidas, tecnologia, máquinas, equipamentos e materiais de construção são os produtos que a indústria mais exporta atualmente. Quem quiser empreender fora do país e não sabe por onde começar, deve procurar uma consultoria, assim, evitará quebrar a cabeça sobre os procedimentos necessários e terá mais segurança em realizar o investimento no mercado exterior.