Orientação em questões societárias e assessoria no cumprimento da legislação societária, alem da representação na orientação e defesa de sócios e acionistas, incluindo disputas societárias.
Formulação de estratégias de blindagem patrimonial e orientação sobre compliance referente a eventos societários e fusões e aquisições (M&A).
Realização de diagnósticos completos do negócio a ser adquirido. Levantamento e identificação dos riscos e passivos legais, incluindo processos em todas as áreas (Civil, trabalhista, fiscais, etc.) e protestos de cobrança. Orientação sobre providências para mitigação de riscos e participação em negociações.
Avaliação de Empresas Valuation
O cálculo do valor de uma empresa é um processo complexo que combina análise estratégica com modernas teorias financeiras. É uma ferramenta essencial para decisões estratégicas que agreguem valor à empresa e para processos de fusão, incorporação, venda ou procura de sócio.
Quando a sua empresa precisa dos nossos serviços de Avaliação de Empresas:
-Avaliação para transações de fusões, aquisições e alienações de controle;
-Compra e venda de empresas;
-Suporte a negociações de empresas;
-Disputas, reorganizações societárias ou reconhecimento de valor das cotas dos Acionistas/sócios;
-Elaboração de Laudos de Avaliação para órgãos reguladores e disputas jurícias;
-Avaliações de intangível/goodwill: marcas, patentes, clientes, tecnologia, direitos autorais, etc...
-Economia tributária na amortização de Ágio/Deságio (Emissão de Laudo Técnico)
Os padrões de avaliação de empresas são os sugeridos pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, quando possível, até quatro metodologias de análises: avaliação de empresas pelo método de fluxo de caixa descontado, avaliação de empresas por múltiplus de marcado, avaliação patrimonial e avaliação do preço de mercado.
A determinação do Valor da Empresa
Considerações iniciais
Uma empresa é constituída com a missão declarada de atendimento à comunidade onde está inserida, cujas ambições procurarão satisfazer.
Naturalmente, para sua continuidade e para atender a essa missão, a empresa dispõe de um patrimônio e este, ao longo do tempo, merecerá estudos de ordem qualitativa e quantitativa.
Por isso, ao se desenvolver um foco estratégico global para a empresa, deve-se ter sempre em mente o seguinte:
-De forma permanente, a empresa necessita diagnosticar como chegou aonde está hoje;
-Inventariar os recursos e capacidade de empresa versus os dos concorrentes;
-Identificar para onde a empresa está indo a longo prazo;
-Fundamentalmente, se está gerando valor para seus acionistas;
A gestão de valores
A gestão do Valor constitui-se em um dos fundamentos mais importantes do arcabouço do conhecimento da área de finança. A estratégica de gestão baseada em valor é caracterizada pela busca da maximização dos lucros e da riqueza dos acionistas.
A determinação do valor das empresas pode ser utilizada como um instrumento de gestão, ou seja, para mensurar a criação de valor e a maximização da riqueza dos acionistas de um período para outro. Inclusive, para analisar os resultados das estratégicas corporativas e a eficiência dos executivos na consecução do objetivo principal das empresas: a maximização do valor.
Diante disso, a avaliação da empresa é uma ferramenta para a aperfeiçoar o processo decisório.
Desta forma, a utilização de critérios de avaliação de empresas para a ser um fator determinante, mesmo que nenhum modelo forneça um valor preciso e único, mas sim uma estimativa de valor.
A avaliação de empresa não precisa ter como objetivo a fixação de um valor exato para a determinação de seu valor final de mercado, mas sim, de um estabelecimento de uma faixa de valores.
Em síntese, a aplicação de critérios de avaliação de empresa, deve-se basear num programa de gestão baseada em valor.
Além da importância do uso da avaliação de empresa para fins, tanto para fusões e aquisições e para a gestão baseada em valor, pode-se aplicar, entre outros, para:
1-Compra e venda de ações e de participações acionárias;
2-Análise de oportunidades de novos negócios e da viabilidade de novas empresas;
3-Avaliação do desempenho econômico e financeiro de uma unidade de negócios, departamentos e produtos, visando à criação de valor e servindo de avaliação para gestores e acionistas.