Já ouviu falar no planejamento societário? Essa ferramenta administrativa confere maior segurança à gestão correta de uma empresa, pois assegura que o foco continue sendo o interesse dos clientes. Para que os efeitos sejam positivos, o planejamento deve ser pensando já no momento de abertura da empresa, mantendo-se durante o tempo de realização e desenvolvimento das atividades e projetos. Assim, os problemas são evitados.
Procurar um advogado especializado em planejamento societário é necessário, a fim de que se possam resolver quaisquer problemas que surgirem acerca da constituição e do andamento da organização. O estabelecimento do planejamento societário ocorre no instante em que for feito o contrato social, que precisa ser coerente e capaz de garantir uma boa convivência entre os sócios, tornando os processos de tomada de decisão mais práticos.
O planejamento societário é realizado, então, por meio de contratos e de formalizações coerentes com as atividades executadas pela empresa. A ideia é que possa disciplinar a administração da sociedade, protegendo os bens e interesses de cada sócio, além de distinguir bens patrimoniais pessoais dos bens patrimoniais da empresa. Essa ferramenta também prevê situações em que os sócios fiquem vulneráveis a ações fiscais, tributárias ou trabalhistas, o que é importante para que a empresa seja uma entidade organizada diante do mercado. O planejamento societário possibilita que a estrutura seja mantida em negociações de expansão da sociedade, o que inclui divisão ou fusão com outras empresas, adição de novos investidores e situação tributária da empresa.
O planejamento adequado valoriza a empresa, facilitando parcerias analisadas estrategicamente. Ademais, a situação tributária se torna mais vantajosa, através da adoção de uma política fiscal que acompanha as mudanças na legislação brasileira. Assim, os tributos são verificados minuciosamente, possibilitando a verificação das operações e dos tributos com valores maiores do que os devidos. Um advogado especialista na área contribui na elaboração das regras exigidas para que ocorra o bom andamento da empresa, oferecendo alternativas de redução do custo tributário e como aumentar a margem de lucro.
São, portanto, diversas as razões do porquê o planejamento societário é importante: permite a estruturação das empresas em todas as situações e negociações - possibilidade de expansão da sociedade, incorporação de novos membros ou investidores, eventuais necessidades de divisão da empresa, oportunidades de fusão -, aumentando a valorização do negócio e aprimorando as estratégias de tomada de decisão. Outras medidas da área permitem uma melhor avaliação do sistema de tributação.