O mercado é caracterizado pela intensa volatilidade, que torna as empresas cada vez mais competitivas. Assim, a entrega de resultados satisfatórios é praticamente uma obrigação para que se sobreviva nesse cenário. A boa gestão de recursos, sobretudo os financeiros, não é algo opcional: adotar estratégias administrativas adequadas e eficientes é fundamental, por isso recomendamos investir na contabilidade consultiva.
Por muitos anos, a contabilidade foi marcada pela burocracia operacional. Suas tarefas se limitavam à realização de cálculos, à documentação de operações e ao recolhimento de tributos. Porém, a realidade mudou e, hoje, as funções exercidas por essa profissão são vitais às empresas, pois contribuem na tomada de decisões inteligentes. Na contabilidade consultiva, o contador é um conselheiro, ajudando o empresário na elaboração de soluções assertivas. É uma postura moderna da contabilidade, que promove uma relação de proximidade e colaboração com o cliente, auxiliando-o de modo profundo.
O contador se dedica a estudar o funcionamento da empresa, analisando-a economicamente e compreendendo a dinâmica financeira do negócio. Assim, é capaz de apresentar um bom planejamento financeiro, elaborado a partir de indicadores de desempenho. A área contábil é competitiva e, com o desenvolvimento tecnológico, precisou se modernizar, já que grande parte das tarefas burocráticas foram automatizadas.
A contabilidade consultiva, entretanto, não é facilmente substituída por ferramentas tecnológicas, porque exige conhecimento técnico - tributário, contábil, societário, trabalhista e empresarial - e sensibilidade humana para que se encontrem as melhores soluções e se agregue valor à empresa. Ademais, resulta da relação entre profissional e cliente, o que demanda confiança e tempo.
É possível automatizar diversas atividades contábeis: captura de notas fiscais, processo de escrituração fiscal, envio de guias de recolhimento, auditoria de arquivos eletrônicos que são entregues ao fisco, processamento da folha de pagamento e geração de indicadores financeiros são só alguns exemplos. A contabilidade consultiva agiliza esses procedimentos e utiliza todas as informações recolhidas para verificar os dados e gerar informações relevantes ao clientes, criando uma base sólida para a tomada de decisões. As funções meramente operacionais são, assim, superadas.
Em geral, existem 3 benefícios intrínsecos à contabilidade consultiva. Ocorre o aproveitamento da contabilidade, de modo que o contador consultivo será um verdadeiro parceiro no dia a dia do empresário; a postura se torna mais inovadora ao negócio, por meio de estratégias que otimizam os resultados e eliminam riscos financeiros; os custos são, então, reduzidos, pois se evitam erros nos processos e no pagamento de tributos excessivos.
Na hora de contratar esse profissional, examine toda a tecnologia empregada nos processos contábeis diários. Depois, veja se o serviço do contador tem algum selo de qualidade (como o ISO 9001) e se é diferenciado. Por fim, busque referências e avalie cautelosamente as propostas apresentadas.