Você sabe o que é o trabalho de valuation? Consiste na apuração do valor econômico, a preços de mercado, do total de quotas da organização, em data-base a ser estipulada pela administração da empresa.
A ideia de valor justo de mercado é, normalmente, definida como o preço (em moeda ou valor equivalente à moeda) possível de se conseguir em um mercado aberto e sem restrição, entre partes informadas e prudentes, que agem independentemente e sem analisar os benefícios especiais às partes. O valor justo de mercado não considera as expectativas de possíveis acordos ou vantagens indiretas sob o olhar de um investidor específico. As metodologias de avaliação de valuation se originam do mesmo princípio: o da substituição, em que nenhum investidor pagará valor superior ao que pagaria por outro bem substituto e correspondente. Existem 3 tipos de abordagens principais:
→ Abordagem de Mercado: compara a empresa em análise com outras recentemente vendidas ou em oferta no mercado (múltiplos ou cotação em bolsa).
→ Abordagem dos ativos: verifica os registros contábeis e avalia o valor do patrimônio líquido contábil ou do patrimônio líquido a valor de mercado, considerando-se os ajustes efetuados para ativos e passivos avaliados (diferença entre saldos líquidos contábeis e os valores de mercado).
→ Abordagem da Renda: conhecida como fluxo de caixa descontado, aqui o valor de mercado da empresa é igual ao somatório de todos os benefícios monetários futuros que ela pode oferecer ao seu dono (valores futuros convertidos a valor presente, por meio de uma taxa apropriada).
Abaixo, listamos as principais aplicações das metodologias de valuation, bem como suas vantagens e desvantagens.
Fluxo de Caixa Descontado
Utilizado quando há expectativa de continuidade do empreendimento, visando ao lucro potencial que pode surgir no futuro. O enfoque é, então, no possível fluxo de caixa gerado pelas operações da empresa, descontados a valor presente, em que os lucros históricos normalizados são capitalizados por índice. Os principais benefícios são relacionados às características inerentes ao negócio, de modo que o método é visto mundialmente como o mais completo. A principal desvantagem é a subjetividade nas projeções, no cálculo da taxa de desconto apropriada e na relevância do valor residual.
Patrimônio Líquido
Essa estratégia é adotada na avaliação de uma empresa holding ou empresa incapaz de gerar retorno (o negócio deve ser liquidado). O foco é na avaliação dos ativos e passivos a valor de realização ou mercado, ajustando o patrimônio líquido da empresa. A principal vantagem é o fato de que o procedimento é simples, mas há desvantagem no fato de não refletir o potencial de valor do negócio, dificultando a avaliação dos ativos inatingíveis.
Múltiplos
Aplica-se quando existem expectativas de continuidade do empreendimento, em que são objetivados lucros futuros. Centra-se nos múltiplos de mercado, obtidos no mercado de capitais (ex: preço de ação por lucro), múltiplos de transações feitas no passado e de empresas comparáveis, conseguindo-se analisar o preço pago por vendas. A principal vantagem é a obtenção de parâmetros de mercado; porém, há dificuldade no estudo da comparabilidade dos dados coletados, pois as amostras não são bem definidas.
Cotação de Ações
Utilizada em empresa negociada na bolsa de valores, ou seja, mercado ativo. Visa à contemplação de tendências do mercado e suas projeções, tendo como maior vantagem o acesso às informações disponíveis no próprio mercado. Contudo, empresas semelhantes podem ter perspectivas diferentes e há variáveis macroeconômicas que mudam as perspectivas constantemente.
O Fluxo de Caixa Descontado, comparado às demais metodologias, é o mais reconhecido internacionalmente, recomendado especialmente em casos de negócios com boas perspectivas de lucratividade futura. Assim, torna-se a primeira opção para a avaliação, já que reflete melhor as perspectivas de rentabilidade, especificando os aspectos financeiros e operacionais. Sugerimos sempre a procura de profissionais que entendem sobre o processo de avaliação da empresa, pois a escolha da metodologia aplicada pode ser crucial e varia conforme a configuração da organização.
Na hora de executar o projeto de valuation, é preciso estabelecer um prazo de realização dos projetos, com o recebimento da documentação necessária. Depois, será preparado o diagnóstico retrospectivo-financeiro, bem como a pesquisa das operações e principais reuniões da empresa, para que seja elaborado o desenvolvimento do estudo. Posteriormente, já com a metodologia colocada em prática, são discutidos os resultados obtidos.