Todas as empresas e segmentos, independentemente do porte, precisam estruturar sua gestão financeira para garantir a evolução, sustentabilidade e competitividade do negócio. Estabelecer algumas práticas de controle financeiro empresarial pode ser crucial para que os recursos sejam otimizados, proporcionando resultados positivos.
Um cenário interno financeiramente saudável favorece uma boa tomada de decisões, impulsionando performances e criando um ciclo de oportunidades. A falta de precisão nos dados financeiros, por sua vez, induz a erros que são capazes de comprometer a viabilidade do empreendimento. É fundamental, por isso, organizar as finanças, administrar as receitas, despesas e os investimentos. O controle financeiro que auxilia nessas tarefas. Elaboramos algumas práticas de controle financeiro que contribuem no funcionamento correto do negócio, confira!
1. Defina o planejamento e o orçamento prévio
Essa etapa é fundamental na definição de despesas, receitas, investimentos e custos, possibilitando a organização financeira e as metas visadas. Lembre-se de considerar gastos que surgirão no futuro, assim você evita dívidas e a necessidade de empréstimos bancários. Isso confere uma visão geral sobre os compromissos assumidos, facilitando o cumprimento das obrigações e a boa gestão orçamentária.
2. Mantenha o fluxo de caixa e os prazos sob controle
A entrada e a saída do caixa exigem monitoração para compreender a origem e o destino dos recursos. Dessa forma, é possível verificar quais despesas podem ser eliminadas e se há saldo para novos investimentos. O controle é indispensável na administração do orçamento, permitindo não só a identificação de todas as obrigações, como também evidencia quais prazos devem ser atendidos, a fim de que se evitem multas e juros.
3. Monitore as operações bancárias da empresa
Acompanhar as movimentações bancárias é uma forma de gestão, já que se consegue ter a noção do cenário atualizado das finanças. Os saldos bancários, que são ativos líquidos, precisam ser bem administrados, seja para lidar com os compromissos ou para que sejam aplicados.
4. Gerencie as aplicações financeiras
Imprevistos sempre acontecem. Lidar com gastos inesperados é mais fácil quando se tem uma reserva que não traz grande impacto à saúde financeira. Por isso, destine parte do caixa a investimentos de alta liquidez e que permitem agilidade no resgate.
5. Obtenha crédito de modo planejado
Tenha atenção na hora de escolher produtos de crédito e no gerenciamento de empréstimos. O mercado disponibiliza produtos e linhas de crédito específicos a diferentes finalidades. Vale pesquisar por opções que satisfazem à necessidade, porte e rentabilidade do negócio, pois existem diversas variações relacionadas aos custos, taxas e prazos.
6. Tecnologia é aliada no controle financeiro empresarial
Pilhas eletrônicas ou softwares específicos são ótimas alternativas para automatizar tarefas e promover o cruzamento de informações com outras áreas da empresa, agilizando o processo e minimizando erros.
7. Reflita sobre as vantagens de terceirizar os processos financeiros
Controlar as finanças é complexo e pode consumir horas excessivas da equipe interna. É preciso atentar a todos os aspectos relacionados ao orçamento. O desconhecimento gera o efeito contrário, trazendo prejuízos. Solicitar o auxílio de especialistas é uma solução para ter segurança no controle financeiro profissional, otimizando tempo e evitando dores de cabeça no futuro.