Pequenas empresas até grandes corporações estão sentindo os efeitos da pandemia de Covid-19. A crise mundial quase paralisou diversos negócios, que tiveram de se adaptar para sobreviver. As operações estão diferentes e exigiram criatividade.
A descoberta de novas formas de se comunicar talvez seja um dos poucos pontos positivos da crise que desabou sobre nós. Organizações de todo o mundo foram obrigadas a adotar novos métodos, apostando na tecnologia como principal aliada. As mudanças vão além de aplicativos capazes de solucionar o problema. Quando falamos de reinvenção, algumas empresas sabem muito bem como inovar. Ideias inéditas surgem a cada dia. Listamos 10 medidas que estão trazendo bons resultados neste período difícil, confira e se inspire!
1. E-commerce para aumentar vendas: várias empresas tiveram de mergulhar de vez no mundo virtual. O comércio eletrônico se tornou o principal canal de vendas de vários negócios.
2. Parceria entre hotelaria e profissionais da saúde: o setor da hotelaria foi um dos mais impactados pela pandemia, já que houve grande redução no fluxo de turistas. Porém, locais próximos a hospitais e que realizaram parcerias com profissionais de saúde ganharam destaque. Os trabalhadores contam com abrigo seguro, e os hotéis continuam com alguma receita.
3. Delivery em destaque: restaurantes que não tinham delivery correram para implementar o sistema. Alguns locais foram além: alguns estabelecimentos venderam ingredientes e produtos frescos aos seus clientes, entrando no ramo dos supermercados.
4. Ajuda de grandes empresas: com a crise afetando diversos pequenos lojistas, o auxílio de grandes empresas faz toda a diferença na continuidade dos negócios. O Magalu, por exemplo, lançou a iniciativa Parceiro Magalu, uma plataforma digital de vendas grátis para ajudar autônomos, micro e pequenos varejistas a continuarem com as vendas. A plataforma permite que essas pessoas criem suas próprias lojas virtuais de forma gratuita. Para cada venda realizada, o Magalu paga uma comissão que varia entre 1% e 12% dependendo do produto, da categoria e do volume total vendido pelo parceiro.
5. Drive thru de compras: algumas empresas passaram a oferecer a retirada no modelo drive thru, após os pedidos serem feitos de forma online. Muitos varejistas criaram postos de coleta que permitem aos funcionários entregar as compras sem entrar em contato direto com os clientes.
6. Adesão a novas ferramentas: o contato de clientes e marcas através de aplicativos é uma estratégia cada vez mais comum nas empresas, como o Whatsapp. Investir na plataforma pode ser fundamental para melhorar as vendas.
7. Fitness online: o fechamento das academias trouxe muitas pessoas aos aplicativos de exercícios físicos. Plataformas de treino e vídeos no Youtube com dicas ganharam espaço.
8. Atendimento médico à distância: o Ministério da Saúde liberou o uso da telemedicina. Assim, consultas médicas podem ser realizadas à distância.
9. Visitas a assinaturas - tudo online: a pandemia acelerou a adoção de mídias digitais até mesmo para venda de imóveis. A prática, pouco comum em um setor tradicional, tem ajudado a amenizar as perdas causadas pelo fechamento dos estandes. Contratos de compra 100% online já são realidade.
10. Transporte de carga no lugar de passageiros: sem previsão de quando vão poder operar normalmente, as companhias aéreas estão inovando para gerar lucro. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) permitiu o transporte de cargas nas cabines e bins dos aviões comerciais durante a pandemia da Covid-19.