Blindagem patrimonial protege e contribui no crescimento das empresas

No mundo dos negócios, inovação é lei. Por isso, é bem importante ficar atento às novidades no mercado, que podem ajudar seu empreendimento a se tornar mais rentável. Contudo, proteger tudo aquilo que você já conquistou é outra medida fundamental, embora deixada muitas vezes de lado. 

 

Na mesma linha de pensamento, existem as conquistas pessoais. Elas também merecem proteção, certo? Nada de arriscar todos os seus esforços. Uma estratégia que ajuda neste cenário é a blindagem patrimonial, que ajuda no gerenciamento dos seus bens particulares. Vamos explicar para você como funciona. A blindagem patrimonial protege juridicamente o patrimônio pessoal dos empresários, sócios ou investidores de alguma organização. Nada mais é do que diferentes ações capazes de evitar que os bens particulares sejam afetados para solucionar algum problema ou encargo da pessoa jurídica, como em situações de crise. 

 

A blindagem é, então, uma maneira de limitar a responsabilidade ao acervo patrimonial da empresa, recorrendo a medidas legais que evitam que os bens da pessoa física do empresário estejam sujeitos a riscos. Assim, serve para garantir a sustentabilidade do negócio, reduzir a vulnerabilidade do empresário e de sua família, otimizar custos e pagamentos de tributos, evitar a imposição de multas, potencializar o crescimento do negócio e proporcionar maior estabilidade familiar. 

 

Vantagens da blindagem patrimonial

 

1 - Reduzir encargos: a proteção patrimonial é um planejamento para que você conheça a fundo seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil acertar na tomada de decisões e administrar ativos e passivos. A partir daí, escolher o melhor regime tributário, bem como o correto recolhimento dos impostos incidentes, é um processo mais eficiente, encontrando alternativas que auxiliam na redução de custos. 

 

2 - Separação clara do patrimônio da pessoa física x jurídica: a blindagem impede que as dívidas da empresa alcancem o acervo privado da pessoa física. 

 

A blindagem é indicada a todo tipo de empreendimento. Para que tenha mais efetividade, o ideal é que ocorra antes de ocorrer qualquer problema de ordem judicial, cobrança de multas, etc. Para realizá-la, o mais recomendado é a holding patrimonial, em que ocorre uma fragmentação entre a “holding principal” e a “holding acessória”, permitindo ao empresário gerenciar de forma mais eficiente suas obrigações. Nela, há um responsável por adquirir e administrar o patrimônio das outras sociedades. 

 

O recurso da blindagem é muito relevante para as organizações, mas permeado de burocracias complexas. Por isso, aconselha-se buscar auxílio especializado, como da nossa equipe de consultores jurídicos e contábeis, que garantem a eficiência das operações. Converse conosco e execute ações inteligentes, estratégicas e que irão proporcionar melhores resultados.