Todos nós sabemos que o mundo não será mais o mesmo depois da covid-19. A pandemia impactou profundamente a economia e as relações entre as pessoas. O mundo do trabalho é um dos principais afetados pela pandemia.
Não é diferente com as startups. O pesquisador Thiago Iglesias, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) está conduzindo um estudo que visa à análise dos impactos do novo coronavírus neste setor. O objetivo é analisar quais as estratégias adotadas pelos gestores que obtiveram resultados melhores: eles mudaram a precificação? Como ficou a relação com os clientes? Esses questionamentos pretendem ajudar a compreender de que forma outras empresas podem superar o cenário de crises e incertezas.
A iniciativa surgiu em uma conversa sobre as consequências do novo coronavírus no empreendedorismo. A pandemia se revelou essencial para compreender as transformações nos modelos de negócio das startups. Para se ter um diagnóstico correto dos impactos, com os indicadores de performance nos produtos, serviços, vendas e canais de distribuição, Iglesias está solicitando aos empreendedores que respondam um questionário, que está disponível aqui. A pesquisa é apoiada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), do portal Liga Insights e do Science meets Business (SciBiz).
As respostas estão sendo coletadas até o fim deste mês. Os resultados serão analisados para gerar uma série de dados, cuja finalidade é ajudar startups na adaptação do modelo de negócio por meio de políticas públicas e privadas que favoreçam a inovação.