Um bom líder tem participação ativa e fundamental no crescimento do negócio e acaba ajudando no desenvolvimento dos seus colaboradores, pois os incentiva a aprender e crescer profissionalmente, além de ser um grande motivador da equipe.
Confira outras características fundamentais para um bom gestor:
Saber ouvir
As portas devem estar sempre abertas para ouvir os colaboradores. Líderes precisam ser acessíveis. Além de estabelecer uma relação de confiança, o bom gestor precisa ser visto pela equipe como alguém confiável, sábio e receptivo a novas ideias.
Errar é humano, mas reconhecer o erro é transparência
Ninguém está livre de falhas. Quando o líder erra e assume a falha, mostra transparência na gestão e ensina que ninguém sabe tudo e as falhas são oportunidades de novos aprendizados.
Aprendizado contínuo
A liderança é um posto em que o aprendizado nunca se encerra. São muitas possibilidades de aprender: com a equipe, com clientes, fornecedores etc. Um líder de verdade estará sempre aberto a novos conhecimentos. Quando precisa, não se incomoda em recorrer a quem sabe mais e nem tem a pretensão de ser dono da razão.