Como envolver os filhos nas finanças da família?

Inserir os filhos nas finanças da casa é algo muito importante. Se a educação financeira vier desde a adolescência, eles se tornarão adultos muito mais seguros de como investir seu dinheiro e de como gerir suas vidas e seus lares.

Como esse costume não é tão comum no Brasil quanto é em outros países, você pode conferir aqui algumas dicas de como fazer essa educação financeira para seus filhos

1 – A mesada. Ela é normalmente a primeira introdução de uma criança para o mundo das finanças. É a etapa inicial para ela aprender a economizar, o preparando para usar o dinheiro que, com o passar dos anos, virá em maior quantidade. Ao dar a mesada para seu filho, explique para ele como e onde ele pode gastar e dê dicas de como economizar aquele dinheiro. Explique à eles os benefícios do ato de poupar dinheiro. Deixe bem claro para ele que, uma vez que o dinheiro acabe, ele só receberá o dinheiro novamente no outro mês.

2 – Incentive e ele a participar do orçamento doméstico. Quando você se reunir com sua(seu) parceira(o) para debater sobre as finanças da casa, procure chamar seus filhos para a discussão. Dessa forma eles entenderão como e onde vocês gastam o seu dinheiro e porque vocês o fazem. Quando possível, pergunte a ele o que ele acha de determinado gasto, se ele acha que precisa diminuir e explique para ele porque isso é importante de forma simples.

3 – Explique para ele o que é a poupança e o motivo dela ser importante.  O gasto excessivo é causado pela impulsividade e pelo consumismo. Evitar esses hábitos desde criança é uma maneira perfeita para formar adultos que não sofrem desse problema. Ensine para ele os benefícios de poupar e acumular dinheiro e como e quando ele deve fazer isso. Defina com ele os limites que deve gastar e mostre os benefícios que essa atitude trará.  Ele errará no início, não se preocupe, isso faz parte. O acerto vem com o tempo, o erro é o maior professor.

4 – Divisão de contas – essa atitude precisa ser incentivada. Dividir o valor das contas da casa é um passo muito importante para o jovem ter a consciência de como ele deve economizar para que, quando tiver sua própria casa, não gastar mais do que deve. Não obrigue ele a fazer nada, apenas mostre o benefício que isso trará a longo prazo para sua vida e como ele pode se prejudicar caso não aceite a proposta. Peça para ele ajudar com uma pequena parcela em determinada conta todos os meses, e se a conta vier mais cara em determinado mês, peça uma maior quantia dele.

5 – Dê um bom exemplo. Os filhos são o espelho dos pais na maioria das vezes. Se eles crescerem vendo hábitos errados de consumo , eles vão repetir esses atos quando crescerem. Ninguém é perfeito. Você vai errar muito. Mas quando errar, explique como errou, o que isso te prejudicou e como não errará de novo.