Apenas sete empresas sobreviverão ao apocalipse do varejo

O apocalipse do varejo é uma expressão usada para designar o avanço de empresas tecnológicas, como a Amazon, por exemplo. São empresas que coloca em risco lojas tradicionais (físicas) de todo o mundo. Em um estudo realizado pelo Credit Suisse, para analisar quais varejistas possuem as melhores chances contra a disrupção de negócios, somente sete companhias foram apontadas como fortes financeiramente e sobreviverão ao suposto apocalipse varejista.

De acordo com a pesquisa, as empresas que permanecerão com um retorno satisfatório são:  aquelas que possuem uma presença forte e constante no comércio eletrônico é que são eficientes com os custos fixos, o que  ajuda a manter uma operação enxuta financeiramente.

 

As sete companhias sobreviventes

 

  • Zalando (Alemanha)

  • JD.com (China)

  • Magazine Luiza (Brasil)

  • Home Product Center (Índia)

  • Burlington Stores (Estados Unidos)

  • Asos (Inglaterra)

  • Dufry (Suíça)

Dos nomes listados pelo Credit Suisse, a surpresa é a presença de uma empresa brasileira, o Magazine Luiza. A empresa cresceu impressionantes 510,5% em 2017 graças à estratégia digital adotada desde meados de 2010

Fronteira entre o físico e online

Diante dos nomes apontados no estudo, talvez cause estranheza não ver listados varejistas como Walmart ou Whole Foods (empresa integrada ao Amazon). No entanto, a explicação é simples.  O segredo do sucesso no varejo é o equilíbrio e bom casamento entre as duas dimensões, o online e empresa física deve funcionar em conjunto.