Você sabe o que é auditoria contábil?

Por definição, a auditoria contábil é o processo de análise da situação financeira de uma empresa, porém tendo como objetivo verificar se os cálculos feitos pela contabilidade estão mesmo exatos.  Além disso, essa metodologia permite identificar eventuais fraudes ou desencontros de informação. Essa é uma das formas mais eficientes de mostrar para os acionistas que há transparência e segurança nos negócios.

A auditoria apresenta ao empreendedor uma opinião embasada sobre a realidade financeira do negócio permitindo a ele reconhecer os problemas, suas causas e consequências, além de receber orientações sobre possíveis correções a serem implantadas pelos gestores.

Para chegar às conclusões de possíveis falhas, são analisados todos os documentos contábeis da empresa, compreendidos em um determinado período, e são checadas as informações junto com comprovantes. Sua realização compete a um auditor com formação em Ciências Contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), que deve seguir como base as normas nacionais e internacionais de contabilidade.

É realizado, então, um relatório conclusivo para se comprovar a regularidade, ou a irregularidade de todas as transações.  O procedimento pode ser realizado em qualquer empresa, não importando o porte, a fim de verificar se as contas batem, já que eventuais erros de cálculos são comuns.

Em caso de dúvidas, o melhor a se fazer é consultar uma empresa especializada em auditorias contábeis de forma a confirmar se existe ou não a necessidade de implantar esse processo na sua organização.

 

ALGUMAS VANTAGENS DA AUDITORIA CONTÁBIL

·         Fiscaliza a eficiência dos controles internos;

·         Assegura maior correção dos registros contábeis;

·         Opina sobre a adequação das demonstrações contábeis;

·         Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas;

·         Possibilita a apuração de omissões no registro das receitas, na realização oportuna de créditos ou na liquidação oportuna de débitos;

·         Contribui para obtenção de melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira da empresa auditada;

·         Aponta falhas na organização administrativa da empresa e nos controles internos.