Empresas devem apostar na gestão tributária para evitar crises

A carga tributária brasileira é extremamente complexa e burocrática. Por isso, investir em uma gestão eficaz dos tributos é capaz de diferenciar as empresas no mercado competitivo, podendo representar, inclusive, a continuidade dos negócios. Gerenciar os aspectos tributários vai além da burocracia e deve adequar o planejamento de determinada organização, visando ao controle das operações relacionadas diretamente aos tributos.

Em geral, a gestão atua sobre o departamento de impostos de uma empresa. Os administradores sabem a importância de se conter os gastos a partir da adoção de técnicas administrativas. Porém, o modelo tributário é complexo e não tem sido suficiente para garantir que possa haver crescimento em cenários de crise financeira. Há diversos tipos de tributos no Brasil, como taxas, impostos federais, estaduais e municipais, contribuições de melhoria, empréstimo e royalties.  Quando uma empresa consegue elaborar uma gestão tributária eficaz, torna-se mais fácil lidar com todos esses tributos, que podem ser alocados em investimentos.

É fundamental que o planejamento tributário seja realizado de acordo com a realidade financeira da organização, avaliando-se a relação custo/benefício. Não existe mágica em gestão: o que existe, na verdade, são alternativas legais. O enquadramento da empresa no regime tributário adequado exige simulações em cada modalidade, já que erros obrigam o empresário a pagar tributos desnecessários.