Auditoria externa contribui na correta tomada de decisão às empresas

A auditoria externa independe das demonstrações financeiras preparadas por uma empresa. Em geral, é feita para fins estatutários, cumprindo uma exigência da legislação. Contratar uma equipe especializada na auditoria externa pode auxiliar no controle corporativo, com diagnósticos, temas contábeis, tributários e controles internos. A organização das informações contábeis, por exemplo, é essencial no crescimento e até mesmo na recuperação financeira de uma empresa. 

Existem vários tipos de serviços de auditoria externa, cada um com suas próprias características e finalidades. Há situações em que o administrador de um negócio ou instituição necessita de auditoria externa em assuntos específicos. Assim, o auditor independente informa ao contratante e a seus representantes sobre os métodos que serão adotados no levantamento das informações contábeis do local. Tanto o auditor como a entidade entram em acordo acerca dos procedimentos que serão realizados durante a auditoria externa, que reúne estratégias capazes de obter evidências das melhores formas de controle contábil da empresa. 

Esse tipo é o de auditoria externa prévia, englobando algumas singularidades no processo: o auditor externo levanta os dados e entrega o relatório aos representantes da entidade, utilizando técnicas de alto grau metodológico e seguindo os preceitos da NBC TSC 4400. É produzido, então, um relatório que será fundamental à organização, pois contribui para que o empresário siga o rumo certo ao seu negócio.