Estipular o valor de uma empresa depende de diversos fatores, entenda

Quando pensamos na venda ou compra de uma empresa, é normal encontrarmos uma grande complexidade de informações que exigem conhecimento técnico para que se possa definir o valor do negócio. Com as oscilações mercadológicas que marcaram o mercado nos últimos anos, várias organizações tiveram seus valores alterados, pois é uma tendência transformar o maior número de produtos e serviços em commodities. Assim, passa a haver um nivelamento dos valores globais. 

No passado, frequentemente se escutava conceitos que avaliam uma empresa segundo o valor do estoque ou o total do faturamento mensal. Evoluiu-se e, hoje, o Valuation serve como ferramenta de avaliação, reunindo os dados da empresa a partir do estudo de mercado e do planejamento que projeta os resultados às próximas atividades. Com todas as informações consolidadas,os números são analisados e se utiliza o Fluxo de Caixa Descontado, capaz de obter o valor da empresa, integrando variáveis como a taxa de desconto aceita no segmento.  

Um assunto muito controverso se refere ao porquê investir em uma empresa. Muitos ainda se baseiam no valor atual atrelado ao Patrimônio Líquido (PL). Contudo, essa rubrica contábil, quando verificada isoladamente, define com pouca segurança, já que o PL diz respeito ao patrimônio que os sócios detêm na empresa, mas há diversos fatores que põem em dúvida essa definição, entre eles:

→ O predomínio da informalidade em ambientes organizacionais.

→ A curva de faturamento e margem da empresa nos últimos exercícios.

→ O contexto da empresa nos exercícios futuros.

→ A concorrência. 

→ A empresa tem inovações ou commodities?