Balanço patrimonial é ferramenta essencial no controle da gestão empresarial

As empresas podem se deparar, ao longo de seu percurso, com problemas financeiros. Dados disponibilizados pela Serasa Experian, em julho de 2019, mostraram que as pequenas e médias empresas lideram os pedidos de falência e recuperação judicial. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 121% nos pedidos.

Esses dados são assustadores. Porém, uma boa gestão financeira pode evitar essas situações, principalmente quando se realiza o balanço patrimonial - mesmo sendo obrigatório às empresas, é muitas vezes deixado de lado. Esse documento é basicamente um relatório contábil-financeiro, normalmente preparado uma vez ao ano. O objetivo é analisar a situação patrimonial da empresa ao final de cada ano, através da elucidação de dados qualitativos e quantitativos que permitem avaliar a saúde financeira da organização. Assim, fornece uma visão ampla e possibilita o correto direcionamento dos recursos. 

Um balanço patrimonial bem estruturado permite, também, a eficácia do planejamento financeiro, servindo para a tomada de decisões mais adequada à realidade do negócio. Suas funções incluem: 

→ Listar os bens, direitos e obrigações da empresa.

→ Observar as entradas e saídas de forma clara, realizando uma análise das variações do patrimônio.

→ Acompanhar o desenvolvimento organizacional a partir do ponto de vista financeiro.

→ Elaborar o planejamento financeiro baseado em dados e alinhado às estratégias empresariais.

→ Fornecer informações a investidores.

O relatório é simples; porém, a interpretação das informações pode ser mais difícil do que aparenta: divide-se em três partes, em que constam os ativos, passivos e patrimônio líquido, cada uma aborda uma característica do negócio. Os ativos são os bens e direitos da empresa, como as máquinas, equipamentos, imóveis próprios e os ativos que a empresa irá receber de alguma forma no futuro. Os passivos são os bens de outros que estão em poder da empresa: é, em outras palavras, tudo o que a empresa deve, como empréstimos. Já o patrimônio líquido é semelhante aos passivos da empresa, mas deve ser analisado de forma individual, pois engloba as obrigações perante os proprietários, dividindo-se em capital social, reservas de capitais e lucros e ajustes patrimoniais. 

A estrutura patrimonial funciona como uma tabela: no lado esquerdo, são listados os ativos; já no direito, ficam os passivos e o patrimônio líquido. Ao final, somam-se os valores. No momento de analisar o relatório, observe os ativos circulantes (volume que se encontra no caixa de forma concreta, por isso adote o controle do fluxo de caixa), estude o aspecto financeiro e examine os lucros. Para facilitar e realizar esse processo com segurança, recomendamos contratar um serviço contábil qualificado e que irá otimizar o seu tempo.