Planejamento estratégico fortalece resultados e aperfeiçoa as equipes

O planejamento estratégico é mais do que uma ferramenta: trata-se de um processo que engloba a formulação, a execução e a gestão estratégica organizacional, a fim de gerar o alinhamento interno, potencializando os resultados a longo prazo e perpetuando a lucratividade. É, assim, essencial para que haja uma boa estruturação do negócio. 

No contexto atual, diversas organizações têm dificuldade em separar rotina organizacional de projetos estratégicos, ou seja, atividades que garantem resultados imediatos versus aquelas que garantem a longevidade das operações. Por isso, o acompanhamento do planejamento estratégico se revela extremamente eficaz, pois dita o ritmo e mantém a equipe focada, indicando métodos, cobranças e tendências. Revela-se, assim, como a etapa mais importante de planejamento estratégico, já que demonstra os resultados na prática, esclarecendo dúvidas e possíveis questionamentos. Existem alguns pilares que sustentam a sua execução:

  • Comunicação e Alinhamento da empresa ao Plano Estratégico (PE)

Após serem elaboradas as diretrizes, o mapa estratégico e os planos de ação, realiza-se o alinhamento da estrutura organizacional ao que foi planejado. Sem o apoio e empenho dos nível tático e operacional, o PE não consegue ser executado satisfatoriamente. 

  • Implantação da Cultura de Indicadores, Metas e Projetos

A implementação de uma cultura de acompanhamento e mensuração de resultados através de indicadores é um dos principais pilares para a consolidação do PE e de uma gestão estruturada e disciplinada. Embora os indicadores sejam importantes, a empresa deve optar por poucos, que sejam simples; porém, significativos ao desempenho.

  • Apoio nos Planos de Ação e Acompanhamento de Desempenho

Cada diretriz/objetivo do mapa estratégico deve ser bem estruturada, ou seja, as equipes contam com aporte de métodos e ferramentas dos consultores, que irão detalhar passo a passo as atividades a serem desenvolvidas, indicando prazos, custos, necessidades e riscos. O que torna tangível o Plano Estratégico são os Planos de Ação de cada equipe, que serão acompanhados de perto pelos consultores, evitando que haja distorções de direcionamento e falhas na execução. 

  • Reuniões Mensais de Resultados

Ao final de cada mês, uma reunião de resultados ocorre com a diretoria da empresa e os gestores (donos dos planos de ação), em que se valiam os indicadores e o progresso das equipes para o cumprimento dos objetivos determinados no PE. 

  • Reuniões Trimestrais de Revisão do Plano Estratégico 

Finalizando-se cada trimestre, há um encontro de checkpoint com toda a equipe gerencial e a diretoria, organizada com o objetivo de verificar os resultados da empresa, revisar a validade da efetividade da estratégia, dos objetivos e dos projetos. Nessas reuniões, os gestores preparam seu material, apresentando as atualizações e ideais que possibilitam o crescimento, reversão ou manutenção da situação. A finalidade é manter o PE vivo e ocorrendo sistematicamente, evitando que as análises passadas e os planos de ação fiquem obsoletos. 

  • Foco em Resultados e Retornos Financeiros

Ainda que seja analisada a performance completa da empresa por meio do planejamento estratégico (mercado, clientes, operações, produtos, processos e pessoas), a ênfase também é aplicada na construção de ferramentas que possibilitam o monitoramento diário/semanal/mensal dos resultados econômicos da empresa, sinalizando o ritmo de vendas e de lucratividade, além do atingimento ou não do ponto de equilíbrio do negócio. Desse modo, a organização ganha agilidade ao longo do período e toma decisões corretivas e preventivas, concretizando metas. 

  • Transferência do Conhecimento

Além de construir, acompanhar e cobrar a gestão dos planos, o acompanhamento transfere conhecimento às equipes, seja por treinamentos, reuniões, feedbacks ou métodos e ferramentas. A convivência das equipes com novos métodos organizacionais, que adotam uma sistemática de cobrança externa/reuniões de resultados e com uma cultura de mensuração e acompanhamento dos resultados permite maior comprometimento, responsabilidade e performance.