O que é sucessão empresarial e qual sua importância?

No setor empresarial, é normal que as empresas obtenham equipamentos, patentes, pontos comerciais e outros bens. Tudo isso exige a correta sucessão empresarial e muito planejamento dos ativos. 

 

Primeiro, vamos entender o que é a sucessão empresarial. Esse procedimento altera a organização das empresas, com a passagem de poder e capital a outra empresa que continuará executando as atividades anteriores. Alguns exemplos em que ocorre a sucessão são no caso de incorporação ou fusão da companhia e alterações no quadro societário. O sucessor que obter o status de adquirente passa a ser responsável pelas obrigações, dívidas, contratos e créditos da sociedade. É importante avaliar tudo relacionado com as empresas envolvidas, colocando em prática a reorganização fiscal e das dívidas. 

 

Os envolvidos nesse processo devem estar bem informados e atentos às regras do Código Civil. O êxito da sucessão depende de um planejamento minucioso e estruturado. Será necessária uma análise detalhada dos sócios e da situação patrimonial da empresa, preferencialmente com boa antecedência. A escolha do sucessor será um fator determinante: é importante optar por pessoas com potencial de gestão, inteligência organizacional e espírito de liderança. 

 

Para que ocorra a sucessão, é necessário que a empresa adquirente permaneça no mesmo ramo de atuação da empresa adquirida, sem paralisar as atividades, independente de preservar ou modificar a razão social. Em demandas judiciais, é possível realizar o pedido de reconhecimento da sucessão empresarial, a fim de cobrar da empresa sucessora dívidas da empresa sucedida. O Poder Judiciário, nesse caso, pode reconhecer a sucessão empresarial quando houve comprovação dos elementos que a caracterizam. 

 

Esse processo necessita do auxílio de uma consultoria e assessoria especializada, não apenas dos sócios. A Consultore - Consultoria Empresarial atua junto às pequenas e médias empresas para garantir o planejamento patrimonial e societário eficiente, protegendo o patrimônio das sociedades e de seus acionistas por meio de mecanismos legais e soluções completas. Entre em contato conosco e evite problemas no futuro.