Por que o patrimônio de uma empresa é importante?

Não há empresa que se sustente sem uma gestão financeira de qualidade. O balanço patrimonial e o patrimônio em si têm uma relação direta com o triunfo financeiro da empresa. Portanto, é essencial estar por dentro dos principais conceitos da contabilidade. Ter a consciência de qual é o patrimônio da empresa, de que jeito fazer o balanço patrimonial e, principalmente, ter a capacidade de utilizar as informações adquiridas a partir desse demonstrativo a favor da empresa é indispensável. 

É possível produzir um raio X da saúde financeira da empresa com base no cálculo do patrimônio ativo, passivo ou em situação líquida. Esse fator auxilia na avaliação de aspectos fundamentas, tais como a liquidez ou endividamento do negócio.

Ao entrar no assunto do patrimônio de um negócio, se fala nas obrigações, nos direitos e nos bens do mesmo. Fatores ligados aos valores, como a reputação de uma marca, apesar de serem importantes, não entram na conta do patrimônio. Ao falar de patrimônio, o assunto em questão é o dinheiro e tudo que tem valor econômico que possa ser utilizado para gerar lucro.

Em primeiro lugar, há os bens da empresa, ou seja, tudo aquilo que ela possui. Há vários tipos bens e é necessário dar foco nesse detalhe:

1 – Bens numerários: a totalidade dos bens do negócio.  O dinheiro no caixa ou em bancos são exemplos de bens numerários.

2 – Bens de renda: os bens adquiridos pelo negócio para gerar renda. Exemplos são imóveis para aluguel e participações permanentes em sociedades.

3 – Bens de venda: aqueles bens destinados à venda, como produtos em estoque.

4 – Bens de consumo: os não duráveis. Utilizados no processo de produção. Ao final, geram despesas para a empresa. Como exemplos, há o combustível, os produtos de limpeza e os materiais do escritório.

5 – Bens intangíveis: são os sem forma física, mas que compõem a participação social na empresa. Seus exemplos seriam direitos autorais, benfeitorias em prédios de terceiros, patentes e marcas.

6 – Bens fixos/Bens de capital: os que possuem uma durabilidade superior a um ano e fazem parte da rotina de operações da empresa, como imóveis, veículos e maquinários.

Também existem os ativos que não possuem posse do negócio, mas pertencem à ele. Pode-se fazer uma venda a prazo para ilustrar tal cenário: com a venda já realizada, o valor total pertence à empresa. Porém, o dinheiro ainda não está com a mesma e por isso não pode ser classificado como um bem em si, mas sim como um direito.

Obrigações são bens de terceiros utilzados pelo negócio. A lógica do direito se aplica nas obrigações – ao pegar um empréstimo bancário ou fazer uma compra de fornecedor à prazo, não se é proprietário desse valor. Se pode usar o mesmo para gerar lucro para o negócio, porém se deve devolver esse valor posteriormente. Por isso é essencial ficar atento à esse detalhe ao fazer o balanço financeiro.

Em um demonstrativo, chamado de Balanço Patrimonial, são divulgadas as informações referentes ao patrimônio. Esse demonstrativo é, normalmente, feito uma vez ao ano. Ele mostra tudo que a empresa possui, o quanto ela deve a terceiros e a quantidade de capital investido nela. Após isso, passa a ser possível fazer um diagnóstico da saúde financeira do negócio.

A equação usada para entender esse balanço patrimonial é a sequinte:

Bens + Direitos (ativos) – Obrigações (passivos) = Patrimônio Líquido

Esse patrimônio líquido seria relativo a valores que acionistas e sócios possuem na empresa em um determinado momento. No Brasil é dividido em ajustes de avaliação patrimonial, reservas de capital, ações em tesouraria, reserva de lucros, capital social e prejuízos acumulados.

É preciso lembrar que o patrimônio e o balanço patrimonial da empresa indicam o valor contábil dela, e não a quanto ela vale. São informações importantes para o acompanhamento do desempenho da mesma. O valor da empresa é uma coisa diferente. Valuation, como é chamado, é um cálculo que auxilia na chegada de um valor de mercado de um determinado negócio. Tal cálculo é baseado em informações como o balanço patrimonial, o custo de capital e o fluxo de caixa.