O que é valuation e qual sua importância para investir em ações

Ao abrir um aplicativo de uma corretora para investir em ações você vê uma empresa com o papel valendo R$ 4,50 e outra valendo R$ 58,00. Você diria que a de R$ 4,50 está mais barata do que a de R$ 58,00?

A resposta certa é “não”. O valor da ação de uma empresa tem como base a avaliação do valor de mercado dessa companhia, que também é chamado de “valuation”. O valuation é uma metodologia de cálculo que leva em consideração uma série de indicadores financeiros e da companhia para determinar o que se entende por “preço justo”.

“Os analistas usam tanto elementos qualitativos, como análise das estratégias de mercado, quanto elementos quantitativos, que são os números apresentados nos balanços. Tudo para calcular e definir o valor real da empresa”, diz Rodrigo Cohen, co-fundador da Escola de Investimentos.

Leonardo Peggau, diretor de operações da Blue3, explica que, embora seja baseado em cálculos e em diversas metodologias para definir o “valor justo” de uma companhia, o valuation envolve subjetividade e estimativas acerca da empresa. “Não existe um valor definido e não se trata de uma ciência exata. Avaliadores diferentes podem usar indicadores diferentes para calcular o valuation da empresa. Então, o resultado depende muito de quem está avaliando e das premissas que ele está utilizando no seu cálculo”, diz Peggau.

Valuation vs ações

Por meio do valuation, casas de análise conseguem determinar o que o mercado chama de “preço-alvo”, que seria o valor que uma ação deve alcançar num prazo determinado. Digamos que um analista calcula o valuation da Vale (VALE3), considerando o cenário atual para os principais fatores que afetam os resultado da empresa, como a cotação do minério de ferro, a demanda da China (principal cliente da Vale) para a commodity, a produção da mineradora no último trimestre e a projeção para o ano, as condições meteorológicas para extração, entre outros dados.

Ao concluir o cálculo, o analista afirma que ao fim de 2023 a ação da Vale (VALE3) irá valer R$ 80,00. Isso implica um potencial de valorização e lucro, considerando que os papéis da empresa hoje (29) terminaram avaliados em R$ 68,43. “Com o valuation é possível definir o preço justo de uma empresa e, por consequência, o preço da ação, para saber se o papel está barato ou caro. Imagina, se o preço justo da ação é R$ 50,00 e ela está negociando a R$ 25,00, isso implica um potencial de valorização de 100% até que a empresa chegue em seu valor ideal”, diz Cohen. Peggau explica que, ao se investir em ações, considerar o valuation e o preço-alvo de uma empresa são determinantes para conseguir uma margem de segurança com o investimento.

Bancos e casas de análises fazem relatórios para apresentar seus cálculos e considerações sobre empresas, onde indicam as ações recomendadas, com seus preços-alvo e a possibilidade de ganho. “O valuation é importante para fundamentar a decisão. Se ao fazer o cálculo ou ler um relatório você entende que a ação já está precificada e não tem como valorizar, sabe que não é um bom investimento. Então é possível montar uma estratégia para esperar que ela caia 20% ou 30%, ou então buscar outra empresa”, diz Peggau.

Formas de análise

Há vários métodos de valuation. Os mais comuns são múltiplos de mercado e fluxo de caixa descontado. Mas há outros métodos. Os múltiplos de mercado comparam o resultado financeiro de uma empresa específica com a média do setor. Alguns exemplos são preço/lucro (P/L) e dividend yield (DY).

No P/L, o preço da ação atual é dividido pelo lucro por ação. O resultado indica em quantos anos o investidor teria todo o seu dinheiro de volta apenas com o lucro por ação da empresa. Um resultado muito alto pode indicar que o papel está supervalorizado ou que o mercado tem fortes expectativas de crescimento para a companhia. Já o DY é o múltiplo que mostra a porcentagem de distribuição de dividendos de uma empresa em relação ao preço da ação.

Fluxo de caixa descontado é uma forma de análise que projeta o lucro futuro da companhia. Nesse cálculo é necessário estimar um faturamento e os custos futuros da empresa. Leonardo Piovesan, analista fundamentalista da Quantzed, afirma que há inúmeras formas de fazer a avaliação de uma empresa. “Grande parte do mercado quando vai fazer uma análise fundamentalista de empresas usa o valuation, mas isso depende de cada um e da análise com que se identifica”, afirma Piovesan.

 

Fonte: Forbes Brasil