Investimentos para PJ: opções e vantagens para empresas

Empresas que buscam obter rentabilidade com o recurso disponível em caixa têm uma grande variedade de produtos financeiros para escolherem. Contudo, antes de tomar uma decisão definitiva, é preciso conhecer as alternativas disponíveis.  Afinal, a ideia é investir os recursos da companhia de modo que eles sejam revertidos em benefícios, como a segurança do negócio, diante de cenários críticos e o promover o seu crescimento. Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça os principais tipos de investimentos para empresas, qual a sua importância, quais as suas vantagens e desvantagens, entre outros aspectos importantes sobre o assunto, continue a leitura! 

Investimentos para PJ (pessoa jurídica): o que são e para que servem?   

Investimentos para PJ nada mais são do que produtos financeiros (títulos ou ativos) que podem ser adquiridos por uma instituição que pretenda proteger seu capital ou aumentar sua rentabilidade.  Em grande parte dos casos, o recurso de uma pessoa jurídica é normalmente aplicado nas próprias operações da empresa. Contudo, algumas empresas optam por manter uma reserva de emergência. 

Os investimentos para PJ podem servir para uma grande variedade de propósitos, como: 

Expandir o valor da empresa; 

Ajudar a alcançar objetivos futuros que envolvam capital; 

Proteger o capital de forma mais segura e simples; 

Criar e aumentar a reserva de emergência; 

Diversificar as fontes de lucros e recebimentos da organização; 

Potencializar a quantia total de patrimônio; 

Movimentar os recursos continuamente; 

Auxiliar no investimento em maquinários e expansão das atividades; 

Garantir segurança aos funcionários, mantendo reservas de pagamento como 13° salário e direitos trabalhistas. 

Tipos de investimentos para PJ  

De operações com liquidez diária e baixo risco a possibilidades de altíssima margem de lucro com riscos maiores, o fato é que existem opções interessantes de investimentos para empresas. Veja a seguir as principais! 

CDB  

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) reúne uma série de vantagens que agregam valor a cada aplicação feita pela empresa. Em termos simples, O CDB funciona como uma espécie de empréstimo que pessoas físicas e jurídicas fazem às instituições bancárias.  Onde ao final do prazo de vencimento do contrato, o valor é devolvido ao investidor acrescido de juros e correções monetárias. Para PJ, essa opção é interessante por oferecer diferentes rentabilidades, liquidez e prazos de acordo com cada tipo de empresa, além de contar com uma diversidade de produtos mais ampla. 

Fundos de investimentos

Fundos de investimento são excelentes para empresas que não querem deixar seus recursos parados, aplicando-os em ativos que ofereçam rentabilidade acima da inflação.  Um ponto positivo sobre essas opções é que são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que assegura que o capital investido. 

 Além disso, os fundos de investimentos têm uma gestão profissional, ser focado em diversas categorias (RF, RV, Cripto, etc). O que abre a opção de investir em diversas categorias de investimentos. E, ao optar por esse tipo de investimento as empresas podem solicitar o resgate dos valores investidos e seus rendimentos, a qualquer momento. Pois, diferente dos títulos de Renda Fixa, os fundos de investimentos, não possuem prazo de vencimento.   

Ações

Não são somente as pessoas físicas que podem investir na Bolsa de Valores. Existem diversos investimentos para PJ com rentabilidade e liquidez para organizações de todos os portes e segmentos do mercado, ideal para quem deseja diversificar a carteira. Lembrando que ações são ativos que exigem mais atenção ao serem gerenciados. Caso o gestor não se sinta confortável para investir em renda variável, pode contar com a expertise em ações do time XP empresas. De fato, o mercado de ações pode ser desafiador, mas a XP oferece os melhores especialistas para ajudar as empresas a maximizarem seus ganhos com total segurança e transparência.  

Qual a tributação dos investimentos PJ?  

Investimentos para pessoas jurídicas, assim como a maioria das alternativas para pessoas físicas, são tributados pelo governo. No caso de investimentos do CDB, os rendimentos sofrem incidência do IOF e do IR, tendo uma alíquota de 22,5% para aplicações que podem ser resgatadas em menos de 180 dias.  A alíquota é reduzida para 20%, no caso de investimentos com resgate entre 181 e 365 dias. Por fim, cai para 15% em investimentos que só podem ser resgatados a partir de 720 dias. 

Investimentos em ações são taxados pelo IR com uma alíquota de 15%, exceto nos casos de operações feitas no Day Trade, nas quais o valor aumenta para 20%. Já, os fundos de investimento, por sua vez, são incididos pelo IR e pelo IOF, mas sua alíquota não é padronizada, já que a porcentagem varia de acordo com o prazo de resgate e do tipo de fundo. 

Quais as vantagens de investir como pessoa jurídica?

Agora que você já conhece os diferentes tipos de investimentos para PJ e quais suas tributações, mostraremos os principais pontos positivos e negativos de investir como pessoa jurídica. 

Vantagens

Movimentação de capital

Manter o dinheiro da organização parado em uma conta bancária, por exemplo, não faz com que ele renda. Na verdade, ele pode perder valor, dependendo de como a Taxa Selic se comporte dentro de um determinado período. Sendo assim, optar por investimentos para pj é a melhor maneira de garantir uma movimentação de capital mais tranquila, segura e eficiente, além de existir a possibilidade de obter rendimento.  

Expansão do negócio

Empresas que desejam expandir a operação por meio de empreendimentos futuros sem abrir mão da segurança e eficiência são beneficiadas pelo rendimento de bons investimentos. Com investimentos para PJ é possível viabilizar a compra de maquinário, realização de reformas, aquisição de softwares, entre outras medidas que têm como finalidade manter a companhia preparada para atender às demandas de seus consumidores. 

Segurança

Uma das principais vantagens que as empresas que investem em produtos financeiros podem contar é a segurança de ter um capital reservado para possíveis cenários críticos, como períodos de baixo faturamento ou, por motivos de força maior, como a pandemia de Covid-19. ]

O que é crédito colateralizado para empresas?  

O crédito colateralizado é uma modalidade de empréstimo na qual a credora concede crédito ao tomador mediante ao oferecimento de uma garantia real ou financeira — como forma de proteção ao credor —, dependendo do propósito da transação. 

Em outras palavras, é um empréstimo concedido por uma instituição financeira quando o contratante aceita a condição de que, em caso de inadimplência, sua garantia pode ser acionada para cobrir o valor devido. 

Dessa forma, o crédito colateralizado é vantajoso tanto para a instituição, que corre menos riscos, quanto para a empresa tomadora do crédito, que conta com taxas de juros mais baixas e uma alta variedade de ativos aceitos como garantia, desde bens móveis e imóveis até sua carteira de investimentos. 

Como funciona o crédito colateralizado para empresas?  

Como mencionado acima, empresas que desejam adquirir o crédito colateralizado devem, em primeiro lugar, procurar por uma instituição financeira de confiança e com credibilidade no mercado, como a XP Empresas.  Para que obtenham auxílio sobre quais são as opções de produtos financeiros mais adequadas ao seu porte e segmento. 

Feito isso, o tomador do crédito, isto é, a empresa solicitante, adquire o empréstimo por meio de alienação fiduciária, passando a titularidade de seu bem para a instituição financeira credora.  A partir desse momento, o ativo sob posse do tomador do crédito se torna uma garantia. 

No caso da XP empresas, o crédito colateralizado funciona com base em investimentos. Ou seja, ao adquirir o serviço tomamos os investimentos da empresa como garantia. E ao optar pelo nosso serviço, você preserva sua carteira de investimentos e rentabilidade, com liquidez e taxas competitivas.  

 

Fonte: Expert XP