Dobre seus lucros com essas 5 dicas simples sobre holdings

Muitas empresas encontram-se estagnadas, e a holding pode ser uma solução para apresentar crescimento e novas oportunidades, aumentando assim o lucro da empresa. A holding facilita a gestão empresarial, impactando positivamente nas contas financeiras e diminuindoos desafios do empresário. 

O que é uma holding?

Holding vem do verbo em inglês “to hold”, que significa “deter", “reter", “controlar" entre outros significados. Na prática é uma pessoa jurídica que tem o principal objetivo de controlar e administrar um certo patrimônio, podendo inclusive incluir participação em outras sociedades empresariais.

As vantagens de constituir uma holding são inúmeras, como a blindagem patrimonial, uma vez estando os bens sob o nome da pessoa jurídica, dívidas pessoais não podem atingir o patrimônio dos sócios. Ainda por ser uma pessoa jurídica possui vantagem tributária, já que se paga muito menos tributo do que é aplicável a pessoas físicas.

Traz também praticidade diante o falecimento de um dos sócios, trazendo, assim, melhor planejamento sucessório, não sendo necessário realizar o processo de inventário, bastando a readequação de cotas societárias entre os herdeiros. Veja como dobrar os lucros com uma Holding. 

1. Redução de despesas

A Holding pode reunir todas as despesas da gestão dos seus negócios e custos da administração de bens pessoais em um só CNPJ.  

Desta forma, a administração de bens e de empresas torna-se mais eficiente e profissional, evitando erros, por exemplo.Uma gestão centralizada torna menos provável o pagamento de juros e de multa por pagamento indevido de tributos. 

2. Aquisição de novos negócios e oportunidades

Ter uma holding é uma boa estratégia para adquirir negócios interessantes ou que possam somar a sua empresa atual, e ainda, fazer o processo de compra com um regime tributário mais facilitado. Fusões e aquisições permitem que a sua empresa não fique estagnada e possa buscar negócios e oportunidades que trarão bons frutos no futuro. 

3. Proteção familiar

A blindagem patrimonial não é exclusiva ao empresário, podendo ser estendida para todos os membros da família, trata-se da Holding Familiar. A Holding Familiar permite maior segurança para garantir o futuro da família, criando ressalvas caso algo aconteça com o empresário. 

4. Evitar paralisação da atividade empresarial

Uma das principais vantagens da Holding é eliminar o processo de inventário, que é lento, complexo e custoso, principalmente quando envolve um patrimônio de elevado valor e muitos interessados. E o pior, muitas vezes o inventário exige a paralisação das atividades operacionais da empresa enquanto não se resolve a partilha de bens.

A holding evita tudo isto, já que o patrimônio está dividido nas cotas sociais, não sendo necessário nenhum processo extrajudicial para fazer valer o direito dos sócios. Desta forma, a empresa pode continuar trabalhando após o falecimento de um de seus sócios. 

5. Economia no ITCMD

Com a Holding você ganha vantagens ao pagar o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), já que a transmissão causa mortis é paga sobre o valor das cotas, que serão valorizadas conforme a data de integralização dos bens e não sobre o valor atual do imóvel.

 

Fonte: Contábeis