3 dicas sobre holdings que você precisa saber

Uma holding é muito interessante para empresas e pessoas físicas que desejam proteger o seu patrimônio e ainda terem outras vantagens. 

O que é uma holding?

Holding vem do verbo em inglês “to hold" que em tradução literal significa “manter", “controlar" ou “reter". De modo que uma Holding tem como principal objetivo administrar ou gerenciar patrimônio, o que pode incluir inclusive participações em outras empresas. Desta forma, os bens e ativos já não mais pertencem aos seus sócios, e sim a personalidade jurídica, de modo que ocorre uma blindagem patrimonial, não podendo as dívidas pessoais atingirem o patrimônio.

Por ser uma pessoa jurídica, a holding também oferece vantagens tributárias, uma vez que permite um melhor planejamento tributário através de um pagamento de tributos mais facilitado. O cotidiano dos sócios também é facilitado através do planejamento sucessório, isto porque com a holding não é mais necessária a figura do processo de inventário, bastando a readequação das cotas com a entrada dos herdeiros como sócios.

Portanto, a holding é uma ótima estratégia para que negócios possam prosperar e crescer no mundo empresarial. Confira três dicas para constituir uma holding de maneira fácil e evitando possíveis erros.

1. Planejamento estratégico

O processo de constituição de uma holding é complexo, pois envolve diversas etapas sendo necessário diferentes profissionais de áreas como jurídica, administração e contabilidade. De forma que para constituir uma holding é necessário muito planejamento e organização, o que certamente pode evitar futuras dores de cabeça.

Primeiramente é preciso pensar nos principais objetivos e expectativas que os sócios possuem com a Holding, de modo que se possa montar esta de forma a facilitar a execução de trabalhos futuros. Reuniões são importantes para alinhar as vontades e expectativas de todos os sócios. 

2. Análise da viabilidade

Aqui o papel de um contador é muito importante para determinar se a holding é viável ou não, diante do patrimônio a ser integralizado. Isto porque independente do tipo de Holding a ser constituída existem custos envolvidos que devem ser levados em consideração.

Despesas como honorários com contadores, advogados e administradores podem ser necessários tanto na constituição como na manutenção, da mesma forma pode ser cobradas despesas com taxas e impostos, emolumentos cartoriais, entre outros.

Desta forma, para que haja vantagem prática é necessário que o patrimônio reunido seja de alto vulto, caso contrário o gasto pode ser em vão. 

3. Definição do tipo de holding

Existem diversos tipos de holding, conforme as necessidades de seus sócios. Deste modo, é importante pensar em todos usos que a empresa pode ser demanda antes de constituí-la.

Há, por exemplo, a Holding Familiar, que tem como objetivo proteger o patrimônio de uma família, a Holding de Controle, que objetiva controlar outras empresas e a Holding Imobiliária, muito usada para controlar bens imóveis.

Fonte: Contábeis