Por que a diligência legal é importante em transações de fusões e aquisições?

Nem todas as fusões e aquisições ocorrem sem problemas. Muitas coisas podem dar errado ao comprar uma empresa ou vender a sua, desde questões regulatórias até ações judiciais de concorrentes. Para se proteger contra esses desafios e garantir que o negócio corra bem, você deve fazer a devida diligência legal em sua empresa-alvo antes de assinar a linha pontilhada.

O que é legal due diligence?

A devida diligência legal é um processo de investigação sobre o status legal e os assuntos de uma empresa ou outra entidade. É parte integrante do processo de aquisição e outras transações, como joint ventures, fusões e parcerias.

A devida diligência envolve o exame de todos os aspectos da empresa-alvo antes de concluir qualquer transação, para que você tenha conhecimento completo sobre o que está acontecendo a portas fechadas. Isso ajudará você a evitar surpresas mais tarde e a evitar possíveis ações judiciais sobre fatos deturpados ou responsabilidades ocultas.

Por que a devida diligência legal é importante em transações de fusões e aquisições?

É essencial olhar para os aspectos legais de uma transação. Você pode não saber no que está se metendo, mas quer garantir que funcione para todos os envolvidos. Muitas coisas podem dar errado em relação às transações comerciais e, se você não fizer sua pesquisa com antecedência, poderá haver sérias consequências mais tarde.

Ambas as partes envolvidas em um negócio de fusão ou aquisição (M&A) precisam de seus advogados para ajudar na devida diligência legal. Isso ajudará a ter uma ideia do que exatamente eles estarão entrando antes de assinar quaisquer contratos ou acordos entre si. Eles também devem garantir que alguém os supervisione durante esse processo, que saiba quais perguntas devem ser feitas e até que ponto essas perguntas devem ir antes que qualquer acordo seja finalizado.

Quem executa a diligência legal?

A devida diligência legal é realizada por uma equipe de advogados e contadores, que analisarão os documentos legais, contratos e outras evidências relacionadas ao seu negócio. O papel desses profissionais é garantir que a transação não contenha riscos ou responsabilidades ocultas que possam impactar negativamente o desempenho da sua empresa no futuro.

Todas as partes envolvidas em uma transação de M&A devem fornecer seus próprios relatórios de due diligence antes de firmar um contrato ou acordo com outra parte. Isso inclui bancos que fornecem financiamento para negócios, investidores que compram participações acionárias em empresas, profissionais de M&A que aconselham sobre transações, escritórios de advocacia que representam clientes durante negociações sobre os termos de aquisição, etc.

Em conclusão, a devida diligência legal é parte integrante de qualquer transação de M&A. Se você planeja comprar ou vender uma empresa e quer garantir que tudo corra bem, considere contratar um advogado especializado nessa área para ajudá-lo.

Fonte: Eye on Annapolis